sexta-feira, 18 de julho de 2008

Uso consciente da água e da reciclagem têm programa de incentivo

FOTOS WILSON MEDEIROS

O consumo consciente leva à redução de gastos e contribui para a conservação do meio ambiente. Estes são os princípios da segunda geração do Projeto Estruturador da Qualidade de Gastos e Redução de Insumos (Pegae) que chega à Secretaria de Estado da Casa Civil (Segov) com a Campanha do Consumo Consciente e Uso racional da Água. A parceria é com Projeto AmbientAção sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad). O que se pretende, nesta edição, segundo a coordenadora do Programa em palácios, Cleidiane Alves, é dar qualidade ao gasto público, promovendo especialmente o uso consciente da água e a reciclagem do lixo.

Quatrocentas unidades de sacolas de lona foram doadas aos servidores da Segov pela indústria têxtil Franco Matos, com sede em Paraopeba, já parceira da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A entrega foi feita pela representante da empresa Renata Salgado Matos Baratz, depois das palestras e de um filme sobre captação de água, apresentada pela Copasa. O objetivo da distribuição das sacolas de lona é conscientizar os servidores dos palácios da necessidade de por fim ao uso dos sacos plásticos de supermercados com o incremento das sacolas ecologicamente corretas.

Ivana Maria Benjamim Rodrigues, do Programa Estadual de Gestão de Água e Esgoto em Prédios Públicos de Minas Gerais, da Secretaria de Estado de Planejamento (Seplag), justificou o estímulo ao programa com o aumento, somente neste trimestre, de 30% no consumo de água nos prédios públicos, na comparação com o ano passado. O objetivo, segundo ela, é que seja criada a Comissão Interna de Conservação da Água (Cica) para fazer a leitura das contas e promover o uso de equipamentos eficientes para se evitar desperdício da água.

Para isso, informa Ivana, já existe um catálogo elaborado pela Fundação João Pinheiro/EAESP, de março passado. Com os indicadores levantados será possível, segundo ela, traçar políticas para o Estado, com estabelecimento de metas e modelos a serem implementados nos outros prédios públicos. Segundo Ivana, o que se pretende com esse projeto-piloto na Segov, é monitorar e gerenciar o consumo de água, padronizar o uso de materiais eficientes, promover o uso de fontes alternativas, como a captação das águas de chuva, e conscientizar os gestores e servidores sobre o consumo consciente, evitando desperdícios.

Esse programa pretende chegar, até dezembro, a 14 prédios públicos e, no ano que vem, será implementado em todos os prédios públicos do Governo estadual, informou Ivana. Estudo mostram, por exemplo, que uma torneira automática reduz 20% do consumo de água, com relação à convencional, assim como com a descarga automática a redução é de até 50%.

O técnico da Copasa Maurício Ribeiro de Castro alertou em sua palestra, ilustrada com charges, sobre a crise ambiental que castiga o planeta e da necessidade de cada um fazer a sua parte, evitando, por exemplo, varrer passeios com água de mangueira, deixar crianças brincando debaixo do chuveiro, evitando poluir a rede de água e esgoto não jogando o óleo de cozinha usado ralo a baixo, sempre evitando o desperdício de água e energia e promovendo a reutilização de produtos ou reciclagem, conforme o caso. Ele destacou os principais inimigos do uso consciente da água: lixo e poluição, desperdício, vazamentos.

Lançado em 2006 na Secretaria de Estado da Casa Civil o Programa Ambientação esteve durante um período. Neste ano, sua primeira promoção aconteceu no Dia do Silêncio, em 7 de maio, com a divulgação da Campanha de Redução da Poluição Sonora, quando foram distribuídos aos funcionários mais de 200 blocos em papel para reutilizar. Em 16 de maio, foi realizada a primeira capacitação do ano com os servidores de conservação e limpeza sobre a coleta seletiva, que é o processo de separação e recolhimento dos resíduos conforme a sua constituição.

Foram ainda afixados cartazes, solicitando a colaboração de todos os servidores para que os resíduos sejam descartados corretamente: Papel no coletor azul, plástico no coletor vermelho e material não-reciclável no coletor cinza. No dia 30 de maio, a campanha chegou aos fumantes, com afixação de cartazes nos corredores e no fumódromo para sensibilizá-los sobre os males do cigarro.

O Ambientação também aborda as linhas de ação “Atitude Consciente”, com foco no consumo consciente, combate ao desperdício e implantação da coleta seletiva e “Qualidade de Vida no Trabalho”, de modo a promover a melhoria contínua do bem-estar dos funcionários, por meio das campanhas de arrumação e limpeza, conservação da qualidade sonora, saúde do corpo e antitabagismo.

Nenhum comentário: