terça-feira, 1 de julho de 2008

Falta reconhecimento para o artesanato de Montes Claros

FOTOS XU MEDEIROS

Paula Machado
Repórter

Montes Claros terra conhecida pela culinária excepcional, do pequi e da carne de sol, tomou outras vertentes revelando grandes artistas e artesãos da terra. A Casa do Artesão, fundada em 14 de março de 1990, situada no Bairro de Lourdes, abriga várias peças de variados artesãos. Aproximadamente são mais de mil peças que ficam expostas para venda. Os valores para as peças de dois reais até dois mil e duzentos reais. Além dos artesãos da região, a Casa do Artesão conta com obras de outras cidades que são enviadas também para a venda, como os artesãos de Bocaiúva.
(fotos: XU MEDEIROS)
No local também são ministradas aulas de artesanatos e na área de trabalhos manuais como, por exemplo, crochê, ponto cruz, vagonite, pinturas em tecidos, bonecas em tecidos, entre várias outras modalidades. A casa do artesão ainda prepara o público para uma novidade.
Como aluna de trabalhos manuais na área de crochê, dona Dina conta emocionada das aulas que recebeu, sobre os produtos que já fabricou e sobre as dificuldades encontradas por ela nessa área.
- Eu estou adorando as aulas que recebo. Estão sendo de muita valia para mim. Já fiz várias coisas depois que comecei a fazer a aula, aprendi a fazer tapetes. Quando você é artista, você se entrega. A arte tem muito disso, te afasta dos problemas - afirma.
Segundo ela o intuito não é de vender, e sim uma forma de distração. Ela ainda ressalta que existem artistas com dons, mas que estão desperdiçados em outros serviços.
- Eu faço meus produtos para mim, para meus filhos e minha nora. Não são para vender. As professoras são ótimas e estão desperdiçadas em outros serviços. Não há um reconhecimento e nem um incentivo por parte de ninguém - diz dona Dina.
De acordo com a artesã, as professoras que ensinam trabalhos manuais como o crochê e o arraiolo, são contratadas pela prefeitura para fazer a limpeza da Casa do Artesão, mas que poderiam ministrar cursos para os interessados.
- Elas trabalham aqui na limpeza, mas sempre que podem depois de terminado seus serviços ensinam a quem tem interesse. Mas no caso delas estão desperdiçadas nesse serviço, poderiam então ser trocadas, virarem professoras mesmo. Acho que nem a prefeitura sabe do dom que elas possuem. Devia ser feita uma pesquisa para reconhecer o talento dessas pessoas -ressalta ela.
EXPOSIÇÃO
Além dos trabalhos manuais, na Casa do Artesão são expostas outras peças de artesãos montes-clarences, mas que devido a pouca divulgação não recebem o destaque e nem o prestígio merecido. As peças ficam esquecidas, expostas para quem visita a casa.
O artesão Gilson Aparecido Cardoso pede mais divulgaçãopara as peças de artesanato produzidas em Montes Clarose nem sempre reconhecidas pela comunidade
Gilson Aparecido Cardoso, artesão contratado pela casa, concorda com dona Dina quando ela diz que os artesãos estão sem o destaque merecido. Segundo ele as peças de artesanatos produzidas em Montes Claros não são conhecidas e que quando divulgadas são muito poucas. Para ele a solução para o problema se resume a divulgação, deveria ser intensificado esse processo aqui na região. Segundo afirma, existem ótimos artesãos na cidade, mas que não são conhecidos devido a essa falha na divulgação.
- Trabalho com o artesanato há seis anos. Esse dom já vem de família mas precisava ser aperfeiçoado. Deve isso a minha tia que me incentivou a investir nesse meu dom. Hoje sou funcionário contratado da casa. Já fiz mais de duzentas peças. Tudo que faço eu vendo. Mas sinto que falta levantar um pouco a moral dos artesãos de Montes Claros. Tem gente que não sabia que em Montes Claros também se faziam artesanatos - conta.
Segundo Gilson, as peças do Vale do Jequitinhonha são mais divulgadas e conhecidas do que as da cidade.
- Não digo que as peças de lá são ruins. Muito ao contrário, são muito bonitas e os artesãos de lá possuem talento. Mas são mais divulgadas do que as nossas. Merecemos também o reconhecimento, aqui em Montes Claros existem ótimos artesãos -afirma Gilson.
AULAS
Aos interessados nas aulas de trabalhos manuais, segue os horários e os dias das aulas:
Segunda e quinta-feira
Aula de macramê, bainha aberta e tricô com a professora Marculina.Aula de crochê – Márcia RuasAula de crochê e arraiolo – Luciene PereiraAulas com argila
Segunda e terça-feira
Horário da manhã – Ana Maria de CastroÀ tarde – Cida Macedo
Os trabalhos dos artesãos serão expostos na Exposição Agropecuária de Montes Claros.

Nenhum comentário: