terça-feira, 1 de julho de 2008

FUNCIONÁRIOS DA COPASA EM MONTES CLAROS CRUZAM OS BRAÇOS PARA GARANTIR DATA BASE


FOTO XU MEDEIROS

Funcionários da Copasa em greve pela garantia da data base

Samuel Nunes
Repórter

Por falta de negociação com a diretoria, os funcionários da Copasa decidiram paralisar as atividades. Para anunciar à população da medida, os trabalhadores fizeram uma manifestação nessa segunda-feira, 30.
No último dia 27, o assessor de comunicação do Sindicato dos Trabalhadores da Copasa, Rogério Matos, chegou a afirmar que caso os funcionários não conseguissem a data-base a greve seria a única alternativa.
De acordo com Rita de Cássia Queiroz Oliveira, diretora de base do sindicato, ontem, segunda-feira, acabou o prazo para a negociação da data-base da categoria, sendo necessária a partir de hoje a renovação do benefício, tendo em vista, que sem ela, os funcionários ficam desacobertados perdendo todos os seus direitos. - – A empresa se mostra intransigente e o que conquistamos nas claúsulas há mais de 30 anos como, por exemplo, plano de saúde, questão salarial, ticket, cesta básica e adicional de férias não ficam garantidos sem a data-base. Falta à Copasa, portanto, uma proposta oficial para a categoria.

PARADOS

A diretora de base revela que todos os funcionários do setor operacional da Copasa na cidade aderiram ao movimento grevista. Entretanto, explica que os serviços de emergência como, por exemplo, o abastecimento de água e coleta de esgoto para a população estão garantidos.
Salienta que na tarde de ontem, seria realizada em Belo Horizonte, na delegacia regional do trabalho uma reunião com representantes do Sindicato e da Copasa com o objetivo de se chegar a um acordo.
- Ainda temos esperança de que a direção da empresa apresente uma proposta oficial e retomemos as nossas atividades.
A principal reivindicação da categoria é o reajuste salarial de 5,9%. O número de trabalhadores na empresa atualmente é de 11.300 e mais de 3 mil aposentados.
O NORTE tentou contato com representantes da empresa para falar sobre o assunto, mas até o fechamento desta edição não obteve êxito.

BOX

O QUE É DATA-BASE

O mês de reajuste salarial de uma determinada categoria profissional é chamado de data-base. A data-base varia de acordo com a categoria profissional. Você pode se informar sobre qual é a data–base de sua categoria no sindicato que o representa.

Nenhum comentário: