FOTOS WILSON MEDEIROS
Leandro Andrade ·Daqui a duzentos ou trezentos anos, ou mesmo mil anos – não se trata de exatidão – haverá uma vida nova. Nova e Feliz. Não tomaremos parte dessa vida é verdade... Mas é para ela que estamos vivendo hoje, é para ela que trabalhamos e, se bem que soframos, nós a criamos. E nisso está o objetivo de nossa existência aqui.” (Tchekhov, Três Irmãs).Guaranésia – MG“Ler é verbo transitivo direto, e a polissemia se revela na multiplicidade de complementos que a ele se pode dar”.(Magda Soares)INTRODUÇÃOSegundo pesquisas estatísticas do IBOPE, 25% dos brasileiros acima dos 15 anos têm domínio pleno de leitura e escrita; 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais e 37% têm um patamar básico em localizar informações. Quando se levanta os índices de leitura em crianças, adolescentes e professores, desde o Ensino fundamental até a Universidade, estes índices são cada vez mais alarmantes.Diante desse contexto, cabe à Biblioteca Pública atuar como instituição democrática por excelência, e contribuir para que esta situação não se acentue ainda mais, propiciando oportunidade à leitura e a informação a todos. Ela deve ser um pólo de informação e leitura em uma comunidade, facilitando a introdução do livro e da leitura no viver diário das pessoas.Este projeto visa criar o Espaço Cultural “Ilha da Cultura” na comunidade Bairro Bom Jesus, envolvendo os bairros Bom Jesus Jardim Renovações, Vila Lopes, Vila Cruzeiro, no município de Guaranésia, MG. Este projeto visa oferecer um espaço à esta comunidade para uma Biblioteca Comunitária (Centro de Inclusão Social e Digital) e um espaço de valorização, promoção e incentivo a cultura. O cerne principal deste projeto é a promoção da leitura e a formação de leitores, bem como a formação de agentes culturais para realizar oficinas culturais, possibilitando a inserção social e digital, de forma a transformar os hábitos e incentivar a cultura e, principalmente, incentivar a leitura.Através de atividades lúdicas e de oficinas culturais, buscará uma melhor qualidade de vida, estabelecendo uma relação com o mundo, transformando a vida e propiciando a cidadania e a inclusão social e digital através da cultura.O projeto visa também à criação de peças de divulgação dos serviços oferecidos, serviços de informação para a cidadania, e de resgate da memória local. Abrirá suas portas para a comunidade local, realizando oficinas culturais e de capacitação de contadores de histórias, de origami, de brinquedos com sucatas, dentre outros. A comunidade será atendida através de ações de leitura com a circulação de livros em Caixas-Estantes propiciando a abrangência de espaços para as ações do Espaço Cultural.Este projeto tem como prerrogativa ser constituído de forma participativa, visando à inclusão sócio-cultural, que por meio da valorização da leitura, do livro e do acesso à informação pretende criar um espaço cultural que tem como objetivo principal ser um elemento transformador nesta comunidade.RESUMO DO PROJETO:O projeto envolverá sete focos: a comunidade do Bairro Bom Jesus, Jardim Renovação, Vila Lopes, Vila Cruzeiro, Parque Industrial as crianças da creche, Escola Municipal Olavo. O cerne principal do Projeto é a promoção da leitura e a formação de leitores, através do ludismo, da magia, do prazer, conectando as histórias lidas e ouvidas como obtenção de cultura e entretenimento e como busca de uma melhor qualidade de vida, estabelecendo uma relação com o mundo, transformando a vida e propiciando a cidadania e a inclusão social e digital. A construção dessa biblioteca comunitária (Centro de Inclusão Social e Digital) se dará através da mobilização, seleção e capacitação das comunidades envolvidas iniciativa privada. O projeto visa também à criação de peças de divulgação dos serviços oferecidos, serviços de informação para a cidadania, e de resgate da memória local. Abrirá suas portas para a comunidade local, realizando oficinas de capacitação de contadores de histórias, de origami, de brinquedos com sucatas, entre outros. A comunidade será atendida através de ações de leitura com a circulação de livros das Caixas-Estantes. As atividades de contação de histórias destinam-se às crianças da Creche e crianças carentes que não freqüentam as mesmas. As crianças serão atendidas com atividades de contação de histórias e de produção textual, utilizando as ferramentas computacionais e realizando a interação virtual com outras crianças. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, no suporte bibliográfico e eletrônico, possibilitarão a inserção social e digital dos atores do processo, possibilitando transformar, construir, a partir do imaginário, traduzindo através de textos e imagens, permitindo que o cidadão seja agente ativo na sociedade em que vive. JUSTIFICATIVAEm um país em que o índice de leitura é baixíssimo, onde a pobreza, a exclusão social e digital, a falta de políticas de leitura e de acesso à informação, ao conhecimento e às práticas culturais vigoram, a execução deste projeto significa criar possibilidades de contribuir para a diminuição das mazelas sociais, principalmente nas áreas da educação e cultura. A comunidade do Bairro Bom Jesus é uma área basicamente carente do município de Guaranésia, MG, com uma defasagem de acesso à informação e a leitura. Caracteriza-se por uma população composta de crianças, jovens, adultos, idosos e famílias de renda baixa. Há na comunidade uma creche que atende crianças e uma Escola Municipal. A população do bairro não tem acesso a espaço cultural ou biblioteca.Tendo em vista as dificuldades de estudantes e moradores em geral ao acesso a leitura e ao mundo digital e, ainda, de não possuir na localidade um espaço de promoção da cultura, justifica-se a necessidade de criar este espaço, onde se possa democratizar o acesso à leitura, além de prestar suporte para escolas e a comunidade em geral à pesquisa, empréstimos de livros, oficinas culturais, eventos culturais etc., de forma gratuita e de igualdade de acesso para todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social e na disponibilização à comunidade de todo tipo de informação e preservação da cultura local.Sabe-se da importância da leitura na vida do indivíduo e do quanto pode se modificar/transformar uma pessoa com o acesso à informação. “Quem lê adquire a autoconfiança e recupera a vivacidade, o lirismo, o mistério. A realidade interna de quem lê não tem limites e o próprio ato de ler alarga a espiritualidade, propicia felicidade e coloca as respostas e soluções de que o leitor precisa a seus pés” (Ribeiro, 2002).PÚBLICO ALVOMoradores da comunidade Bom Jesus, que abrange: Bairro Bom Jesus, Vila Cruzeiro, Jardim Renovação e adjacências e, a posteriori, toda a comunidade guaranesiana.OBJETIVO GERALPropiciar um espaço cultural para a inclusão social e digital, através do acesso a informação, a leitura e a formação de leitores.OBJETIVOS ESPECÍFICOSEstimular o prazer da leitura em crianças, adolescentes, adultos e idosos através de um enfoque lúdico e educativo.Estimular a imaginação e a criatividade do público alvo.Promover oficinas culturais de arte, origami, artesanato, dentre outras e inovações científicas.Formar e despertar leitores e o desejo de ouvir e ler histórias, recuperando o clima afetivo entre o leitor, o livro e a leitura.Qualificar profissionais, acadêmicos e pessoas da comunidade para as atividades de agentes culturais e contadores de histórias.Estimular pessoas da comunidade para as atividades de dinamização de Caixas-Estantes, mediante a circulação de livros, a ação cultural na comunidade e a contar histórias.Possibilitar o acesso às ferramentas tecnológicas, através de produção de textos, no ambiente virtual, propiciando a inclusão digital.Fomentar o diálogo intercultural e favorecera diversidade cultural.Criar oportunidade de vincular alunos do UNIFEG as experiências lúdicas e educacionais a população em situação de carência.METODOLOGIAAtendendo aos objetivos propostos, o procedimento metodológico tem como foco a promoção da leitura através de atividades realizadas junto à comunidade Bom Jesus.O Espaço Cultural “Ilha da Cultura”, será criado em lugar próprio, localizado na comunidade Bom Jesus, no município de Guaranésia, MG. No local, será instalada uma Biblioteca Comunitária, que contará com ambientes aconchegantes e adequados ao público alvo, nicho de computadores com acesso a Internet para consultas e pesquisa, balcão de informações e local para o acervo dispostos em estantes e gôndolas. Este espaço será preenchido com mesas individuais e para grupos de estudo e pesquisa, área destinada aos armazenamentos de acervos diferenciados, espaço para guarda de acervos de reserva, escaninhos para guarda de material pessoal e áreas reservada para serviços internos. Num segundo ambiente, será reservado para palestras, exibição de filmes, eventos culturais, oficinas, cursos, dentre outras atividades.As atividades de incentivo a leitura serão atividades essenciais na biblioteca, de forma a fomentar a participação, a troca e a interação entre os membros da comunidade. Essas atividades se darão através dos “contadores de história” e de atividades lúdicas e educativas, tais como: brincadeiras educacionais, palestras, teatro, dentre outras que se fizerem necessárias.O Espaço cultural também terá como objetivo estimular à pesquisa e a criatividade do público alvo através de acompanhamento, apoio e oficinas culturais e de artesanato. Como também, promover eventos culturais como exposições, palestras, incentivo a população, cursos de fotografia, execução de jornal cultural etc. Todas essas atividade serão desenvolvidas em projetos próprios a posteriori.O vínculo com os universitários do UNIFEG proporcionará a atuação como monitores, capacitadores, organizadores, agentes culturais, implantadores de biblioteconomia, organizadores de banco de dados e demais atividades.A formação dos “contadores de história” será realizada em parceria com o UNIFEG, com o curso de pedagogia e comunicação social, de forma a formar pessoas, ou mesmo alunos/estagiários, interessados em desenvolver tal tarefa, ou mesmo pessoas interessadas da comunidade. Pessoas estas que despertem no público alvo o gosto pela leitura e pesquisa. Para isso, será desenvolvido um projeto próprio de um curso de capacitação e mini-cursos em parceria com os cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social para atuar como monitores. Essa capacitação terá como temas: atendimento ao público; circulação de documentos, cursos e/ou oficinas para os agentes da biblioteca e para a comunidade em geral, implementação dos serviços biblioteconômicos de organização e tratamento da informação, coleta e tratamento de dados estatísticos para avaliação de uso da Biblioteca, dinâmicas de grupos, dentro outros.Para levar a biblioteca à comunidade, serão usadas “caixas estantes”, de forma a estimular a “biblioteca itinerante”, onde o livro possa ir até a comunidade. Isto se dará através de eventos como “Tarde de Lazer”, em que a equipe se deslocará até a comunidade, e através de atividades culturais e lúdicas, proporcionará tardes de leitura, teatro e brincadeiras educacionais. Estas caixas serão compostas por caixotes móveis com acervo pré-escolhido ou não, de acordo com a temática a ser trabalhada pela equipe multidisciplinar do Espaço Cultural.O Espaço Cultural terá disponibilidade de acesso a Internet e a ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades propostas, obtidas através de parcerias com a comunidade, empresas e UNIFEG, de forma a se constituir num centro de informações a comunidade em geral.A equipe técnica ficará responsável para a aquisição do acervo necessário que poderá ser obtido diretamente com as editoras, campanhas de doação junto à comunidade, doações espontâneas, através das leis de incentivo a leitura, dentre outras formas, como também, serão confeccionados materiais para a contação de histórias como: figuras para o avental mágico, fantoches, álbuns seriados etc. Este material será armazenado em estantes na Biblioteca. Posteriormente, serão realizadas atividades e oficinas culturais e de produção de artesanato, tais como: origami, criação de brinquedos com sucata, confecção de materiais para a contar histórias, balões decorativos com motivos variados, fantoches, dentre outras atividades conforme a necessidade ou indicação do publico alvo. Desta forma, acredita-se que estarão sendo atingidos os objetivos previstos, uma vez que os segmentos da sociedade que se pretende atender estão localizados em bairros que não possuem biblioteca pública ou espaço cultural, além do baixo poder aquisitivo. Através deste projeto, as pessoas envolvidas poderão entrar em contato com o mundo da leitura e da escrita, inclusive no ambiente digital possibilitando a inclusão social e a cidadania.ACERVOO acervo inicial é de cerca de seis mil itens de responsabilidade da equipe técnica na sua efetivação. Esse acervo será formado pelos seguintes tipos de materiais:• Acervo bibliográfico – livros, periódicos, gibis, livros infantis, materiais especiais.• Memória local – formação de uma coleção de registros orais, escritos e fotográficos sobre a memória da comunidade.A aquisição da complementação do acervo será feita através das Leis de Incentivo a Cultura (Lei Federal n.º 10.783/02 e Lei Estadual n.º 11.726/94), doações diretamente com as editoras, doações e campanhas.Será definida uma metodologia para a pesquisa e organização da memória local que possibilitará a coleta de depoimentos e materiais que tratem da história das pessoas e instituições que ajudam a formar a comunidade. Além do caráter de preservação e recuperação de memória essa ação pretende colaborar para o reconhecimento e o fortalecimento dos laços dessa comunidade para meio da própria identificação com seu passado.EQUIPE TÉCNICAA equipe técnica do Espaço Cultural/Biblioteca será constituída por um bibliotecário (não sendo necessário ser formado em biblioteconomia) coordenador, estudantes/estagiários do UNIFEG, um pedagogo e jovens aprendizes da comunidade.É importante destacar que ao capacitar jovens da comunidade estamos reforçando a ação local e oferecendo oportunidade para seus membros.A capacitação será realizada parte antes da implantação, parte durante a implantação e parte depois da implantação deste projeto, através de palestras, mini-cursos e demais atividades necessárias. Os temas em foco serão: biblioteca comunitária, sua missão, acervo, constituição e tratamento, sistema de gerenciamento eletrônico, atendimento, relação com a comunidade, pesquisa, orientação escolar, mediação de leitura, memória cultural e ação cultural.MONITORAMENTO E AVALIAÇÃODe forma a rever os objetivos e metas e estabelecer prioridades e à alocação de recursos, além de fornecer feedback para o planejamento organizacional e a mudanças necessárias, dentro de um processo participativo a avaliação será vista também como um processo pedagógico onde os envolvidos terão a possibilidade de assumir novas responsabilidades, desenvolvendo e ampliando suas habilidades.Através de reuniões inicialmente quinzenais e, a posteriori, mensalmente, a equipe técnica se reunirá conjuntamente com os usuários do Espaço Cultural, parceiros e professores convidados, para avaliarem o andamento e desenvolvimento deste projeto.O monitoramento será, também de forma participativa, através de reuniões mensais entre a equipe técnica. Serão redigidos relatórios das atividades desenvolvidas pelo coordenador, análises estatísticas de empréstimos e amostras de painéis das atividades desenvolvidas.RESULTADOS ESPERADOSA propor a criação deste Espaço Cultural a partir de ações participativas, pretende-se atuar na promoção da educação para a cidadania tendo como princípio à política de inclusão social e digital, o incentivo a cultura e o fortalecimento da organização da sociedade.Este projeto mostra que há condições de desenvolvimento cultural, e porque não dizer, social, da comunidade em situação de carência.Acreditamos que este projeto pelo fato da comunidade estar envolvida no processo de consolidação e definições das linhas de atuação, possibilite uma melhoria na qualidade de vida, contribuindo para a transformação de suas vidas por meio de uma aquisição cultural diferenciada que possibilite superação das dificuldades.Por meio dessa ação, pretende-se criar condições para que a comunidade tenha um espaço vivo e aberto à cultura, lazer e educação, de forma a propiciar a formação e a inclusão sócio-cultural por meio da leitura e do acesso à informação.Espera-se, ainda, o envolvimento da comunidade neste processo através do estimulo às iniciativas de ações culturais-educativas originadas e priorizadas pela própria comunidade, como ainda, fomentar o desenvolvimento criativo dos usuários e a descoberta de novos talentos.ANDAMENTO DO PROJETOA primeira etapa do projeto foi angariar livros e material didático para a constituição da biblioteca, foi elaborada uma Campanha de doações de livros chamada “Doe Um Livro” iniciada em Abril de 2007, conseguiu-se cerca de seis mil itens. A segunda etapa será alugar uma casa com vários cômodos para alocar o Espaço Cultural Ilha da Cultura e a Biblioteca Comunitária Profª. Martha Ribeiro Alves, esses cômodos serão utilizados para Contadores de História, Varal de Poesia, Sala da Memória e outras oficinas.
Leandro Andrade ·Daqui a duzentos ou trezentos anos, ou mesmo mil anos – não se trata de exatidão – haverá uma vida nova. Nova e Feliz. Não tomaremos parte dessa vida é verdade... Mas é para ela que estamos vivendo hoje, é para ela que trabalhamos e, se bem que soframos, nós a criamos. E nisso está o objetivo de nossa existência aqui.” (Tchekhov, Três Irmãs).Guaranésia – MG“Ler é verbo transitivo direto, e a polissemia se revela na multiplicidade de complementos que a ele se pode dar”.(Magda Soares)INTRODUÇÃOSegundo pesquisas estatísticas do IBOPE, 25% dos brasileiros acima dos 15 anos têm domínio pleno de leitura e escrita; 38% dos brasileiros podem ser considerados analfabetos funcionais e 37% têm um patamar básico em localizar informações. Quando se levanta os índices de leitura em crianças, adolescentes e professores, desde o Ensino fundamental até a Universidade, estes índices são cada vez mais alarmantes.Diante desse contexto, cabe à Biblioteca Pública atuar como instituição democrática por excelência, e contribuir para que esta situação não se acentue ainda mais, propiciando oportunidade à leitura e a informação a todos. Ela deve ser um pólo de informação e leitura em uma comunidade, facilitando a introdução do livro e da leitura no viver diário das pessoas.Este projeto visa criar o Espaço Cultural “Ilha da Cultura” na comunidade Bairro Bom Jesus, envolvendo os bairros Bom Jesus Jardim Renovações, Vila Lopes, Vila Cruzeiro, no município de Guaranésia, MG. Este projeto visa oferecer um espaço à esta comunidade para uma Biblioteca Comunitária (Centro de Inclusão Social e Digital) e um espaço de valorização, promoção e incentivo a cultura. O cerne principal deste projeto é a promoção da leitura e a formação de leitores, bem como a formação de agentes culturais para realizar oficinas culturais, possibilitando a inserção social e digital, de forma a transformar os hábitos e incentivar a cultura e, principalmente, incentivar a leitura.Através de atividades lúdicas e de oficinas culturais, buscará uma melhor qualidade de vida, estabelecendo uma relação com o mundo, transformando a vida e propiciando a cidadania e a inclusão social e digital através da cultura.O projeto visa também à criação de peças de divulgação dos serviços oferecidos, serviços de informação para a cidadania, e de resgate da memória local. Abrirá suas portas para a comunidade local, realizando oficinas culturais e de capacitação de contadores de histórias, de origami, de brinquedos com sucatas, dentre outros. A comunidade será atendida através de ações de leitura com a circulação de livros em Caixas-Estantes propiciando a abrangência de espaços para as ações do Espaço Cultural.Este projeto tem como prerrogativa ser constituído de forma participativa, visando à inclusão sócio-cultural, que por meio da valorização da leitura, do livro e do acesso à informação pretende criar um espaço cultural que tem como objetivo principal ser um elemento transformador nesta comunidade.RESUMO DO PROJETO:O projeto envolverá sete focos: a comunidade do Bairro Bom Jesus, Jardim Renovação, Vila Lopes, Vila Cruzeiro, Parque Industrial as crianças da creche, Escola Municipal Olavo. O cerne principal do Projeto é a promoção da leitura e a formação de leitores, através do ludismo, da magia, do prazer, conectando as histórias lidas e ouvidas como obtenção de cultura e entretenimento e como busca de uma melhor qualidade de vida, estabelecendo uma relação com o mundo, transformando a vida e propiciando a cidadania e a inclusão social e digital. A construção dessa biblioteca comunitária (Centro de Inclusão Social e Digital) se dará através da mobilização, seleção e capacitação das comunidades envolvidas iniciativa privada. O projeto visa também à criação de peças de divulgação dos serviços oferecidos, serviços de informação para a cidadania, e de resgate da memória local. Abrirá suas portas para a comunidade local, realizando oficinas de capacitação de contadores de histórias, de origami, de brinquedos com sucatas, entre outros. A comunidade será atendida através de ações de leitura com a circulação de livros das Caixas-Estantes. As atividades de contação de histórias destinam-se às crianças da Creche e crianças carentes que não freqüentam as mesmas. As crianças serão atendidas com atividades de contação de histórias e de produção textual, utilizando as ferramentas computacionais e realizando a interação virtual com outras crianças. O uso das Tecnologias de Informação e de Comunicação, no suporte bibliográfico e eletrônico, possibilitarão a inserção social e digital dos atores do processo, possibilitando transformar, construir, a partir do imaginário, traduzindo através de textos e imagens, permitindo que o cidadão seja agente ativo na sociedade em que vive. JUSTIFICATIVAEm um país em que o índice de leitura é baixíssimo, onde a pobreza, a exclusão social e digital, a falta de políticas de leitura e de acesso à informação, ao conhecimento e às práticas culturais vigoram, a execução deste projeto significa criar possibilidades de contribuir para a diminuição das mazelas sociais, principalmente nas áreas da educação e cultura. A comunidade do Bairro Bom Jesus é uma área basicamente carente do município de Guaranésia, MG, com uma defasagem de acesso à informação e a leitura. Caracteriza-se por uma população composta de crianças, jovens, adultos, idosos e famílias de renda baixa. Há na comunidade uma creche que atende crianças e uma Escola Municipal. A população do bairro não tem acesso a espaço cultural ou biblioteca.Tendo em vista as dificuldades de estudantes e moradores em geral ao acesso a leitura e ao mundo digital e, ainda, de não possuir na localidade um espaço de promoção da cultura, justifica-se a necessidade de criar este espaço, onde se possa democratizar o acesso à leitura, além de prestar suporte para escolas e a comunidade em geral à pesquisa, empréstimos de livros, oficinas culturais, eventos culturais etc., de forma gratuita e de igualdade de acesso para todos, sem restrição de idade, raça, sexo, status social e na disponibilização à comunidade de todo tipo de informação e preservação da cultura local.Sabe-se da importância da leitura na vida do indivíduo e do quanto pode se modificar/transformar uma pessoa com o acesso à informação. “Quem lê adquire a autoconfiança e recupera a vivacidade, o lirismo, o mistério. A realidade interna de quem lê não tem limites e o próprio ato de ler alarga a espiritualidade, propicia felicidade e coloca as respostas e soluções de que o leitor precisa a seus pés” (Ribeiro, 2002).PÚBLICO ALVOMoradores da comunidade Bom Jesus, que abrange: Bairro Bom Jesus, Vila Cruzeiro, Jardim Renovação e adjacências e, a posteriori, toda a comunidade guaranesiana.OBJETIVO GERALPropiciar um espaço cultural para a inclusão social e digital, através do acesso a informação, a leitura e a formação de leitores.OBJETIVOS ESPECÍFICOSEstimular o prazer da leitura em crianças, adolescentes, adultos e idosos através de um enfoque lúdico e educativo.Estimular a imaginação e a criatividade do público alvo.Promover oficinas culturais de arte, origami, artesanato, dentre outras e inovações científicas.Formar e despertar leitores e o desejo de ouvir e ler histórias, recuperando o clima afetivo entre o leitor, o livro e a leitura.Qualificar profissionais, acadêmicos e pessoas da comunidade para as atividades de agentes culturais e contadores de histórias.Estimular pessoas da comunidade para as atividades de dinamização de Caixas-Estantes, mediante a circulação de livros, a ação cultural na comunidade e a contar histórias.Possibilitar o acesso às ferramentas tecnológicas, através de produção de textos, no ambiente virtual, propiciando a inclusão digital.Fomentar o diálogo intercultural e favorecera diversidade cultural.Criar oportunidade de vincular alunos do UNIFEG as experiências lúdicas e educacionais a população em situação de carência.METODOLOGIAAtendendo aos objetivos propostos, o procedimento metodológico tem como foco a promoção da leitura através de atividades realizadas junto à comunidade Bom Jesus.O Espaço Cultural “Ilha da Cultura”, será criado em lugar próprio, localizado na comunidade Bom Jesus, no município de Guaranésia, MG. No local, será instalada uma Biblioteca Comunitária, que contará com ambientes aconchegantes e adequados ao público alvo, nicho de computadores com acesso a Internet para consultas e pesquisa, balcão de informações e local para o acervo dispostos em estantes e gôndolas. Este espaço será preenchido com mesas individuais e para grupos de estudo e pesquisa, área destinada aos armazenamentos de acervos diferenciados, espaço para guarda de acervos de reserva, escaninhos para guarda de material pessoal e áreas reservada para serviços internos. Num segundo ambiente, será reservado para palestras, exibição de filmes, eventos culturais, oficinas, cursos, dentre outras atividades.As atividades de incentivo a leitura serão atividades essenciais na biblioteca, de forma a fomentar a participação, a troca e a interação entre os membros da comunidade. Essas atividades se darão através dos “contadores de história” e de atividades lúdicas e educativas, tais como: brincadeiras educacionais, palestras, teatro, dentre outras que se fizerem necessárias.O Espaço cultural também terá como objetivo estimular à pesquisa e a criatividade do público alvo através de acompanhamento, apoio e oficinas culturais e de artesanato. Como também, promover eventos culturais como exposições, palestras, incentivo a população, cursos de fotografia, execução de jornal cultural etc. Todas essas atividade serão desenvolvidas em projetos próprios a posteriori.O vínculo com os universitários do UNIFEG proporcionará a atuação como monitores, capacitadores, organizadores, agentes culturais, implantadores de biblioteconomia, organizadores de banco de dados e demais atividades.A formação dos “contadores de história” será realizada em parceria com o UNIFEG, com o curso de pedagogia e comunicação social, de forma a formar pessoas, ou mesmo alunos/estagiários, interessados em desenvolver tal tarefa, ou mesmo pessoas interessadas da comunidade. Pessoas estas que despertem no público alvo o gosto pela leitura e pesquisa. Para isso, será desenvolvido um projeto próprio de um curso de capacitação e mini-cursos em parceria com os cursos de Letras, Pedagogia e Comunicação Social para atuar como monitores. Essa capacitação terá como temas: atendimento ao público; circulação de documentos, cursos e/ou oficinas para os agentes da biblioteca e para a comunidade em geral, implementação dos serviços biblioteconômicos de organização e tratamento da informação, coleta e tratamento de dados estatísticos para avaliação de uso da Biblioteca, dinâmicas de grupos, dentro outros.Para levar a biblioteca à comunidade, serão usadas “caixas estantes”, de forma a estimular a “biblioteca itinerante”, onde o livro possa ir até a comunidade. Isto se dará através de eventos como “Tarde de Lazer”, em que a equipe se deslocará até a comunidade, e através de atividades culturais e lúdicas, proporcionará tardes de leitura, teatro e brincadeiras educacionais. Estas caixas serão compostas por caixotes móveis com acervo pré-escolhido ou não, de acordo com a temática a ser trabalhada pela equipe multidisciplinar do Espaço Cultural.O Espaço Cultural terá disponibilidade de acesso a Internet e a ferramentas necessárias para o desenvolvimento das atividades propostas, obtidas através de parcerias com a comunidade, empresas e UNIFEG, de forma a se constituir num centro de informações a comunidade em geral.A equipe técnica ficará responsável para a aquisição do acervo necessário que poderá ser obtido diretamente com as editoras, campanhas de doação junto à comunidade, doações espontâneas, através das leis de incentivo a leitura, dentre outras formas, como também, serão confeccionados materiais para a contação de histórias como: figuras para o avental mágico, fantoches, álbuns seriados etc. Este material será armazenado em estantes na Biblioteca. Posteriormente, serão realizadas atividades e oficinas culturais e de produção de artesanato, tais como: origami, criação de brinquedos com sucata, confecção de materiais para a contar histórias, balões decorativos com motivos variados, fantoches, dentre outras atividades conforme a necessidade ou indicação do publico alvo. Desta forma, acredita-se que estarão sendo atingidos os objetivos previstos, uma vez que os segmentos da sociedade que se pretende atender estão localizados em bairros que não possuem biblioteca pública ou espaço cultural, além do baixo poder aquisitivo. Através deste projeto, as pessoas envolvidas poderão entrar em contato com o mundo da leitura e da escrita, inclusive no ambiente digital possibilitando a inclusão social e a cidadania.ACERVOO acervo inicial é de cerca de seis mil itens de responsabilidade da equipe técnica na sua efetivação. Esse acervo será formado pelos seguintes tipos de materiais:• Acervo bibliográfico – livros, periódicos, gibis, livros infantis, materiais especiais.• Memória local – formação de uma coleção de registros orais, escritos e fotográficos sobre a memória da comunidade.A aquisição da complementação do acervo será feita através das Leis de Incentivo a Cultura (Lei Federal n.º 10.783/02 e Lei Estadual n.º 11.726/94), doações diretamente com as editoras, doações e campanhas.Será definida uma metodologia para a pesquisa e organização da memória local que possibilitará a coleta de depoimentos e materiais que tratem da história das pessoas e instituições que ajudam a formar a comunidade. Além do caráter de preservação e recuperação de memória essa ação pretende colaborar para o reconhecimento e o fortalecimento dos laços dessa comunidade para meio da própria identificação com seu passado.EQUIPE TÉCNICAA equipe técnica do Espaço Cultural/Biblioteca será constituída por um bibliotecário (não sendo necessário ser formado em biblioteconomia) coordenador, estudantes/estagiários do UNIFEG, um pedagogo e jovens aprendizes da comunidade.É importante destacar que ao capacitar jovens da comunidade estamos reforçando a ação local e oferecendo oportunidade para seus membros.A capacitação será realizada parte antes da implantação, parte durante a implantação e parte depois da implantação deste projeto, através de palestras, mini-cursos e demais atividades necessárias. Os temas em foco serão: biblioteca comunitária, sua missão, acervo, constituição e tratamento, sistema de gerenciamento eletrônico, atendimento, relação com a comunidade, pesquisa, orientação escolar, mediação de leitura, memória cultural e ação cultural.MONITORAMENTO E AVALIAÇÃODe forma a rever os objetivos e metas e estabelecer prioridades e à alocação de recursos, além de fornecer feedback para o planejamento organizacional e a mudanças necessárias, dentro de um processo participativo a avaliação será vista também como um processo pedagógico onde os envolvidos terão a possibilidade de assumir novas responsabilidades, desenvolvendo e ampliando suas habilidades.Através de reuniões inicialmente quinzenais e, a posteriori, mensalmente, a equipe técnica se reunirá conjuntamente com os usuários do Espaço Cultural, parceiros e professores convidados, para avaliarem o andamento e desenvolvimento deste projeto.O monitoramento será, também de forma participativa, através de reuniões mensais entre a equipe técnica. Serão redigidos relatórios das atividades desenvolvidas pelo coordenador, análises estatísticas de empréstimos e amostras de painéis das atividades desenvolvidas.RESULTADOS ESPERADOSA propor a criação deste Espaço Cultural a partir de ações participativas, pretende-se atuar na promoção da educação para a cidadania tendo como princípio à política de inclusão social e digital, o incentivo a cultura e o fortalecimento da organização da sociedade.Este projeto mostra que há condições de desenvolvimento cultural, e porque não dizer, social, da comunidade em situação de carência.Acreditamos que este projeto pelo fato da comunidade estar envolvida no processo de consolidação e definições das linhas de atuação, possibilite uma melhoria na qualidade de vida, contribuindo para a transformação de suas vidas por meio de uma aquisição cultural diferenciada que possibilite superação das dificuldades.Por meio dessa ação, pretende-se criar condições para que a comunidade tenha um espaço vivo e aberto à cultura, lazer e educação, de forma a propiciar a formação e a inclusão sócio-cultural por meio da leitura e do acesso à informação.Espera-se, ainda, o envolvimento da comunidade neste processo através do estimulo às iniciativas de ações culturais-educativas originadas e priorizadas pela própria comunidade, como ainda, fomentar o desenvolvimento criativo dos usuários e a descoberta de novos talentos.ANDAMENTO DO PROJETOA primeira etapa do projeto foi angariar livros e material didático para a constituição da biblioteca, foi elaborada uma Campanha de doações de livros chamada “Doe Um Livro” iniciada em Abril de 2007, conseguiu-se cerca de seis mil itens. A segunda etapa será alugar uma casa com vários cômodos para alocar o Espaço Cultural Ilha da Cultura e a Biblioteca Comunitária Profª. Martha Ribeiro Alves, esses cômodos serão utilizados para Contadores de História, Varal de Poesia, Sala da Memória e outras oficinas.
Um comentário:
Olá pessoal estou precisando da ajuda de voces....
Abaixo Assinado da Ilha da cultura
http://www.abaixoassinado.org/assinaturas/assinar/939
Não deixem de assinar!
http://www.ilhadacultura,v10.com.br
LEANDRO ANDRADE
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