terça-feira, 1 de julho de 2008

PASTORAL DA CRIANÇA REALIZA CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA COORDENADORES


FOTO XÚ MEDEIROS

Mais de 30 mil crianças são beneficiadas por importantes ações da pastoral em Montes Claros e em outras cidades da região



A coordenadora arquidiocesana da pastoral da criança Ana Martins Ferreira, revela que aconteceu na última sexta-feira, 27 de junho, um curso de capacitação para novos coordenadores paroquiais. Frisa que os coordenadores desenvolvem relevante trabalho nas comunidades por meio da pastoral da criança, proporcionando desta forma uma melhor qualidade de vida para as crianças.
De acordo com a coordenadora, a missão da pastoral é salvar vidas e por isso realiza trabalho de orientação, junto a gestantes e crianças de 0 a 6 anos. Ana Martins destaca a orientações através de consultas, exame de pré-natal e aleitamento materno, o que na sua opinião representa o nascimento de crianças saudáveis.

ABRANGÊNCIA

Ana Martins explica que a pastoral da criança abrange quase todas as cidades do Norte de Minas perfazendo um total de aproximadamente 30 mil crianças assistidas. – O curso de capacitação teve a participação de 20 pessoas e foi de suma importância, diante da relevância dos trabalhos realizados pelos coordenadores nas paróquias.
Argumenta que a pastoral da criança vem ao longo dos anos realizando também ações complementares articuladas tendo representantes junto ao conselho municipal de saúde e conselho municipal do adolescente no sentido de reivindicar melhorias e ações básicas de saúde para com as crianças.


O QUE É PASTORAL DA CRIANÇA

A base de todo o trabalho da Pastoral da Criança são a família e a comunidade. A dinâmica consiste em capacitar líderes comunitários, que residem na própria comunidade, para mobilização das famílias nos cuidados com os filhos. Esta metodologia conta com três grandes momentos de intercâmbio de informações que ajudam no fortalecimento da solidariedade. A pastoral tem como objetivo o desenvolvimento integral das crianças e promove, em função delas, também suas famílias e comunidades, sem distinção de raça, cor, profissão, nacionalidade, sexo, credo religioso ou político.
TRABALHO
Seu trabalho, baseado na solidariedade humana e na partilha do saber, visa o desenvolvimento integral das crianças, da concepção aos seis anos de idade, em seu contexto familiar e comunitário, a partir de ações de caráter preventivo e que fortaleçam o tecido social e a integração entre a família e a comunidade. Conta com uma imensa rede de solidariedade, formada por 260 mil voluntários, que atuam em nível comunitário, e que dão sustentação à instituição. O voluntário da pastoral da criança realiza mais do que um trabalho junto às famílias que acompanha: ele tem uma missão de Fé e Vida, de fraternidade cristã, de amor e de co-responsabilidade social.

Nenhum comentário: