terça-feira, 22 de julho de 2008

Norte de Minas se mobiliza para vacinação contra a rubéola


No próximo dia 09 de agosto, o Ministério da Saúde inicia, em todo o país, a Campanha de Vacinação contra a Rubéola. Trata-se de uma estratégia para interromper a circulação do vírus, e de impacto para alcançar a meta de eliminação da rubéola em 2010, em acordo estabelecido com a Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para as Américas em 2003.
A campanha terá duração de cinco semanas – vai até o dia 12 de setembro -, e será dividida em três etapas. Até o dia 30 de agosto serão estabelecidos pontos de vacinação fixos e móveis, com o objetivo de imunizar locais de trabalho, de estudo, com alta concentração de pessoas e atingir população em trânsito. As mulheres que estiverem grávidas no período da campanha receberão a dose após o parto. As duas semanas finais serão marcadas pela última chamada à população e busca ativa dos não vacinados.
A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais espera imunizar os 9,6 milhões de homens e mulheres entre 12 e 39 anos de idade, que devem tomar a vacina, em todo Estado.

Norte de Minas

Em Montes Claros, a vacinação será antecipada, a partir desta segunda-feira, 21 de julho, para doadores de sangue. A iniciativa visa não comprometer a oferta no banco de sangue aos pacientes durante o período de vacinação, uma vez que, ao doar sangue, a pessoa deve esperar três meses para uma nova doação.
De acordo com o coordenador de Epidemiologia da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros, João Geraldo de Rezende, nos 53 municípios da jurisdição da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS-MOC), a expectativa é imunizar cerca de 511 mil pessoas, na faixa etária entre 12 e 39 anos; 185.677 somente no município de Montes Claros.
Para a campanha na região, a GRS-MOC disponibilizou 237.917 doses da vacina triviral, destinada a pessoas de 12 a 19 anos; e 375.730 doses da vacina dupla viral, para pessoas de 20 a 39 anos.
João de Rezende diz que, a partir de 9 de agosto, a vacina será disponibilizada em todos as unidades de saúde dos 53 municípios da Gerência. “A proposta é mobilizar a sociedade para que a vacina alcance a todas as pessoas dentro da faixa etária para a qual se destina a campanha, para isso serão montados postos de vacinação em locais de grande movimentação, como mercado municipal, centro comercial, shopping, escolas, universidades, associações de bairro, entre outros. Também será feita a vacinação de casa em casa, nas comunidades rurais e em locais de difícil acesso. As gestantes cadastradas também receberão a vacina após o parto, mesmo depois do período da campanha”, explica.
Essa é a maior campanha mundial para erradicação da doença e o Ministério da Saúde pretende vacinar, no Brasil, cerca de 68 milhões de pessoas. (GRS/MOC)

Nenhum comentário: