segunda-feira, 7 de julho de 2008

Ingrid diz que Chávez é 'essencial' para negociar paz entre Colômbia e as Farc



Segundo a ex-refém, ele 'tem a chave para esse assunto, porque as Farc o escutam'.
Ex-senadora voltou a agradecer a Lula pelos esforços para sua libertaçãoVenezuela, Hugo Chávez, pode desempenhar um papel "essencial" no processo de levar a paz para a Colômbia. "Ele tem a chave para esse assunto, porque as Farc o escutam."

As declarações foram feitas em um programa da Radio France Internacional criado em dezembro passado para enviar mensagens a ela própria quando estava no seu cativeiro na selva.A ex-senadora ouviu o primeiro dos programas, em 7 de dezembro, no qual seu filho Lorenzo lhe mandou uma mensagem. Na época, havia muitos rumores sobre seu estado de saúde.

Emocionada, Ingrid voltou a chorar e disse: "Perdoem-me, não fiz mais que chorar desde que estou livre e detesto quando choro."

Ingrid, libertada na quarta-feira com mais 14 pessoas em uma operação do Exército da Colômbia, disse que vai continuar lutando para "obter a paz" na Colõmbia. Ela disse que trabalhará muito para libertar todos os prisioneiros que a guerrilha ainda mantém.

"Quero ser mais um soldado desta causa", disse, e convocou o público para uma grande manifestação que deve ocorrer em 20 de julho em Bogotá, no dia da celebração da independência nacional.



Lula e verdes

Ingrid voltou a agradecer pelo empenho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua negociação. Ela também citou os verdes brasileiros, que, segundo ela, montaram comitês de apoio à sua libertação.

Ingrid, que deve visitar o papa Bento 16 no Vaticano nos próximos dias, disse que vai ficar mais tempo na França por recomendação da família e não especificou quando vai voltar à Colômbia.



Nenhum comentário: