sexta-feira, 18 de julho de 2008

Polícia Militar mostra em torneio que é preparada para preservar vidas

Lúcia Sebe/Secom MG
Policiais de todas as unidades do Estado passam pelo curso
Preservar a vida e garantir a segurança das pessoas e do policial militar. Esses são alguns dos objetivos dos treinamentos policiais que, obrigatoriamente, todo militar passa. Um dos cursos, o Treinamento Policial Básico (TPB), recicla todos os militares de Minas a cada dois anos e tornou-se uma importante ferramenta para garantir o mínimo de adversidades em momentos de confronto. A preparação do militar para atuar em qualquer situação, de crise ou não, sem colocar a vida das pessoas e a sua própria em risco foi demonstrada durante o III Torneio Coronel Norberto de Práticas Policiais, encerrado na tarde desta quinta-feira (17), promovido pelo Centro de Ensino de Graduação (CEG).

A transversalidade com a temática dos Direitos Humanos se faz presente em todas as matérias estudadas, incluindo, principalmente, as disciplinas de tiro policial, defesa pessoal e técnicas policiais militar, assim como os princípios de Polícia Comunitária. Estágios são realizados ao longo dos três anos do curso, pautados pelo diferencial pragmático que a atividade policial exige.

“Temos como principal lema a necessidade de sempre inovar as técnicas e sistemas de abordagens e de convívio do policial militar com o cidadão”, ressalta o supervisor de Treinamento da PM, major Marcelo Vladimir Corrêa. Ele explica que integrantes de unidades especializadas, como o Grupo Especializado em Áreas de Risco (GEPAR) e o Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE) fazem um curso complementar, que amplia a capacidade de resposta da PM e a troca de experiência entre policiais de várias áreas de atuação da Região Metropolitana.

No III Torneio, a realidade das ocorrências policiais foi reproduzida em oficinas que simularam um turno de serviço com as mais diversas situações. Participaram cadetes do Curso de Formação de Oficiais/Bacharelado em Ciências Militares, do CEG – Escola de Comandantes. Na prática, eles entram em áreas de risco observando, com detalhes, onde estão os suspeitos e se existem outras pessoas nas imediações, para evitar que um incidente ocorra. Ainda durante a reciclagem, os militares treinam táticas para agir em locais escuros, conduzir um preso sem utilizar algemas e abordar pessoas comuns, sem provocar constrangimento.

O treinamento é uma atividade normal para todos os policiais militares e começa quando ele ingressa na corporação, sendo reforçado com o TPB. A reciclagem garante, por parte do policial, ações seguras e tranqüilas para a população e para o próprio policial. Treino de tiro ao alvo, abordagens de veículos e de pessoas suspeitas, buscas em residências e estabelecimentos comerciais, assaltos com vítimas, seqüestros, direitos humanos, ética profissional e defesa pessoal são algumas das atividades desenvolvidas durante o treinamento.

De acordo com o major Marcelo Vladimir Corrêa, policiais de todas as unidades do Estado passam pelo curso, que “sempre apresenta inovações técnico-táticas que melhoram a performance do trabalho do policial militar”. O supervisor acredita que se parte da população ainda tem certo receio das abordagens policiais isso se deve a um desconhecimento da ação protetora da polícia, que atua sempre para dar segurança às pessoas.

“Os policiais são preparados para agir de acordo com o Estatuto da Corporação, preservando a vida e dentro do que preceitua os direitos humanos”, assegurou. Ele explica que não é qualquer pessoa que um policial classifica como suspeita. “O indivíduo é caracterizado pelo local onde está, pela atitude e pela informação (denúncia) que a PM recebeu", ensinou. E exemplificou: "Alguém que sai de repente de uma loja correndo é suspeita. O mesmo ocorre com quem foge quando vê uma viatura da polícia. Atitude e pessoa sob suspeita andam juntas”, disse.

O torneio recebe o nome do Coronel Antônio Norberto dos Santos, em homenagem ao autor do livro “Policiamento”, que foi precursor dos conceitos de policia ostensiva em Minas Gerais.

Nenhum comentário: