terça-feira, 29 de julho de 2008

Definido projeto da Casa da Imprensa



Fachada lateral da Casa da Imprensa do Norte de Minas
Nágila AlmeidaColaboração para O NORTE.

Casa da Imprensa do Norte de Minas já tem projeto definido para sua construção. Concebido e doado pela arquiteta e urbanista Viviane Marques, o projeto foi apresentado no último dia 25 de julho, em reunião com parte da comissão encarregada da retomada da construção da Casa: a presidente Felicidade Tupinambá, Aldecy Xavier e Elpídio Rocha Neto.
De acordo com a Arquiteta Viviane Marques, “considerando a imagem da instituição e o que ela representa para a sociedade, o projeto foi elaborado buscando elementos da arquitetura contemporânea. Ele é composto por estrutura de vidro, símbolo de um espaço de transparência e sem fronteiras, como deve ser a imprensa”. Marca a composição ainda, a relação entre quatro estruturas paralelas unidas, ora pela água, ora pelas passarelas de circulação.
PROJETO
O projeto prevê espaços livres para exposição, auditório para 200 lugares, biblioteca, telecentro, salas de reunião, recepção, estúdio de rádio e TV. O próximo passo será a análise técnica, na qual permitirá saber o valor da obra como um todo. “Só então, terão início as campanhas de doação e ajudas com as quais os trabalhadores da imprensa esperam construir sua casa”, explica Felicidade Tupinambá.
Ela completa que “muitas pessoas têm oferecido ajuda de forma espontânea. Entretanto, contamos com todos que têm a imprensa como parceira. A imprensa precisa ser abrigada com a dignidade que ela merece” considerou a presidente ao agradecer a doação do projeto.
OBRAS
Nos próximos dias, os serviços de limpeza do lote para início propriamente dito da obra serão concluídos e será convocada uma assembléia dos profissionais da imprensa no local para o lançamento da pedra fundamental e início efetivo da obra.
Outras informações no site http://www.casadaimprensa.com.br/. A intenção é divulgar o andamento da construção ao longo da efetivação do projeto e estimular o apoio de empresas e lideranças.

Nenhum comentário: