terça-feira, 29 de julho de 2008

Escolas investem em projetos culturais

FOTOS WILSON MEDEIROS


A diretora Maria Selma afirma que as aulas recomeçam com força total.
Paula MachadoRepórter
Depois de quinze dias de férias, alunos de todo o Brasil voltam às aulas. E isso não é diferente em Montes Claros. Depois de se divertirem muito, os alunos agora têm que se concentrar para dar o melhor de si e tirar boas notas nas escolas.
- Eu fui para roça, andei a cavalo, lacei bezerros e tirei leite de vaca. Eu adoro mexer com o gado. Acho muito interessante mexer com animais. Mas vou gostar de voltar a estudar, vou me aprofundar mais nas matérias para tirar notas boas, para que no final do ano eu possa ir de novo para a roça – afirma Nadson Medeiros, aluno da sexta série do colégio Antônio Figueira.
A diretora Maria Selma alegou que o primeiro semestre foi muito proveitoso tanto para a escola para também para os alunos.
- Foram realizados vários projetos significativos como o sarau poético, a festa junina do colégio, os jogos internos no seu nono ano, entre outros projetos. Não alcançamos os cem por cento, mas garantimos aí uns noventa e nove por cento de aproveitamento – diz Maria Selma.
A escola é uma das escolhidas entre outras duas na cidade como participante da rede de escolas referências. A aprovação se deu por projetos e propostas apresentadas à comissão organizadora da rede de escolas referências. Atualmente a instituição conta com 897 alunos aproximadamente.
- Elaboramos nossos planos baseando nas avaliações sistêmicas. Já fizemos até uma reunião de pais. Toda escola pode fazer a diferença e nós queremos fazer também – explica ela.
Como Maria Selma revela, nesse segundo semestre de ensino, o foco será trabalhar com os escritores que ainda não foram consagrados. Dar ênfase na leitura e na escrita. O objetivo maior é ver os alunos produzindo bem, escrevendo e lendo fluentemente. Preparar os alunos para atuarem como cidadãos competentes.
De acordo com ela, obtiveram um resultado positivo e buscam mantê-lo. Para ela e para a escola é necessário buscar melhorar o máximo possível. E com o apoio das famílias, como ela ressalta, está sendo possível. Adianta ainda que no segundo semestre será dado ênfase nas turmas que serão avaliadas, no que foi elaborado de acordo com as necessidades de cada turma e aluno.
- Buscamos sempre que os alunos estejam em cima da média. Para que nossos estudantes possam ser aprovados precisam obter sessenta por cento dos conhecimentos básicos do que foi avaliado no decorrer do ano – diz ela.
A cultura sempre é inserida nos estudos dos alunos, principalmente nas matérias de história e geografia, sempre buscando a realidade da cidade.

Nenhum comentário: