quarta-feira, 9 de julho de 2008

Prisão de Dantas, Nahas e Pitta é noticiada na imprensa internacional


GLOBO.COM
Jornal 'Financial Times' citou vínculo de operação com 'mensalão'.Diário 'El País' disse que prisões por corrupção aumentaram.
Do G1, em São Paulo

A prisão do banqueiro Daniel Dantas, do empresário Naji Nahas e do ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta foi noticiada pela imprensa internacional nesta quarta-feira (9).
O jornal espanhol "El País", em sua versão online, destacou que o ex-prefeito e o banqueiro foram detidos por um caso de corrupção. Crime que na análise do diário tem levado mais pessoas à prisão nos últimos seis anos no Brasil do que nos anos anteriores. "Durante os seis anos do governo de Lula foram realizadas mais prisões por corrupção do que em décadas anteriores", diz o "El País".

O vínculo da operação "Satiagraha" com o escândalo do "mensalão" que abalou o governo em 2005 foi lembrado pelo jornal inglês especializado em economia "Financial Times". O diário citou que, segundo a polícia, as prisões são desdobramentos das denúncias do "mensalão".

Mas, o "Financial Times" disse que a operação desta terça não deve afetar as eleições municipais de 2008: "as notícias das prisões desta terça-feira (8) vão relembrar os eleitores dos antecedentes de corrupção no PT. No entanto, a economia saudável brasileira deve prevenir que a ação policial afete as eleições locais de outubro".

O histórico de acusações criminais de Pitta, Nahas e Dantas também foi lembrado pela imprensa internacional. O site da rede Bloomberg, especializada no noticiário econômico, diz que Dantas usou fundos do banco Opportunity para lavar dinheiros nas Ilhas Cayman e lembrou o litígio polêmico do banqueiro com o Citibank.

Nenhum comentário: