terça-feira, 12 de agosto de 2008

Escola estadual Gonçalves Chaves: 100 anos de ensino público



Jerúsia ArrudaRepórter
A partir desse sábado, a escola estadual Gonçalves Chaves inicia as comemorações de seu centenário, que perdura ao longo do ano.
Batizada inicialmente de Grupo Escolar Gonçalves Chaves – nome até hoje gravado na fachada do prédio -, a escola foi a primeira a se instalar na cidade oferecendo ensino público, gratuito, numa época em que só havia escolas particulares em Montes Claros.
Primeira escola pública de Montes Claros,Gonçalves Chaves comemora 100 anos em plena formaInaugurada em 22 de dezembro de 1909, a escola recebeu o nome em homenagem a Antônio Gonçalves Chaves Filho, professor e jurisconsulto montes-clarense, que teve uma importante participação na vida pública do país.
Inicialmente, a escola funcionou na Rua Coronel Celestino, nº 75, no antigo casarão da Fafil, que está sendo restaurado pela Unimontes para abrigar o Museu Histórico Regional. (fotos: WILSON MEDEIROS/ ARQUIVO MONTESCLAROS.COM)
Em 1927, foi transferido para o atual endereço, na praça Dr. João Alves. Em 1970, o prédio passou por uma reforma e, até 1971, a escola funcionou na D. João Pimenta, nº 404, retornando definitivamente para seu endereço atual.
Desde então, a escola estadual Gonçalves Chaves está instalada no centro da cidade, na praça Dr. João Alves, nº 14, e tem seu prédio tombado pelo patrimônio histórico do município. A instituição conta atualmente com 1300 alunos e atende a crianças da fase introdutória (a partir de seis anos) até a oitava série do ensino fundamental, nos turnos matutino e vespertino.
Diretora da escola desde julho do ano passado, Jaqueline Rodrigues de Oliveira diz que a escola passou por uma reforma nesse ano e está estruturada para atender com qualidade os alunos matriculados.
- A escola recebe basicamente estudantes que residem no centro e imediações. Além das aulas regulares, os estudantes têm acesso a atendimento odontológico na própria escola, escovódromo com escovação dirigida diariamente, laboratório de informática, brinquedoteca, biblioteca e um amplo refeitório. Também estamos preparados para receber o aluno com necessidades especiais e atualmente temos dez alunos incluídos – explica a diretora.
Jaqueline atua há 20 anos na educação e diz que o trabalho junto à escola, que tem tanta importância na história da educação da cidade, é muito gratificante.
- Acredito na educação como único caminho transformador da sociedade, ela é fundamental para que o cidadão evolua e realize sonhos. A escola é, realmente, o caminho – pondera.
PROGRAMAÇÃO
Para comemorar os cem anos, completados no próximo dia 22 de dezembro, a escola elaborou uma extensa programação, que envolverá alunos e ex-alunos, professores e toda a comunidade escolar que fez e faz parte da história do colégio.
Durante todo o ano, os alunos participarão através da produção de textos, poemas e desenhos. A comissão organizadora espera contar com a participação de ex-alunos, ex-servidores e toda comunidade para que a iniciativa tenha sucesso.
Na manhã deste sábado, na Praça Doutor Chaves, uma confraternização da escola com a comunidade e apresentação da banda de música do 10º Batalhão de Polícia Militar de Montes Claros marcam o início das comemorações.
Na ocasião, será lançado o edital para concurso que vai eleger o site da escola (somente maiores de 18 anos), o logotipo (para estudantes e profissionais da área de design) e o slogan (direcionado a ex-alunos e ex-servidores).
No mês de março, haverá a cerimônia de homenagem à família; em abril, exposição de livros de autores montes-clarenses; em maio, homenagem à mulher - ex-alunas, mães de alunas; em junho, festa junina; em julho, aniversário da cidade, com exposição de trabalhos na Expomontes; em agosto, comemoração ao dia do folclore e dia dos pais; em setembro, despertar poético; em outubro, semana da criança. Até dezembro, será realizada missa do ex-aluno, baile de gala, palestras e seminários, todos correlacionados aos 100 anos da instituição.
Antônio Gonçalves Chaves Filho
Nascido em Montes Claros, em 16 de setembro de 1840, Antônio Gonçalves Chaves Filho bacharelou-se pela Faculdade de Direito de São Paulo, em 1863. Entrou para a política, fazendo parte do partido liberal. Foi deputado da Assembléia Legislativa Provincial de Minas Gerais. Com a vitória dos liberais, foi nomeado presidente da Província de Santa Catarina, em 1882. Em 1883 se tornou presidente da Província de Minas Gerais. Após a proclamação da República, foi eleito presidente dos trabalhos e membros da Comissão de elaboração da Carta Constitucional de Congresso Constituinte de 1891. Foi também senador por Minas Gerais em 1894 e professor de Direito Civil.

Um comentário:

Grupo de Estudo e Pesquisa em Geografia Cultural disse...

Esta postagem ficou muito interessante, gostaria de comunicar-lhe que irei utilizá-la em um trabalho academico na Universidade.