quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Curso capacita servidores para a gestão financeira e orçamentária do SUS Municipal

FOTO DIVUGAÇÃO

A Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG), em parceria com o Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde do Norte de Minas (COSEMS-Norte) e a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e realiza, no período de 6 a 8 de agosto, o curso de Gestão Financeira e Orçamentária do SUS Municipal, no auditório do Colégio Razão, em Montes Claros.
O curso, cujo roteiro foi elaborado pela SES/COSEMS/ESP, conta com a participação de dezenas de servidores dos municípios que atuam na área de saúde na Macro Regional Norte a, entre eles, secretários municipais e servidores responsáveis pelo planejamento, gerenciamento, aplicação e controle dos recursos na saúde como, coordenadores, assessores administrativos, gerentes de suprimentos, auditores e facilitadores, além de profissionais da GRS/MOC.
A abertura do curso aconteceu na manhã de quarta-feira, 06, no auditório da Gerência Regional de Saúde de Montes Claros. Na solenidade, a diretora da GRS, Olívia Pereira Loiola falou da importância da qualificação de pessoal para sedimentação das políticas públicas propostas pelo governo estadual. “Só acreditamos no sucesso de um trabalho quando o profissional está capacitado para executá-lo. O objetivo é melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços oferecidos pelo SUS”.
De acordo com Fernanda Rabelo Evangelista, do COSEMS-Norte, o principal objetivo do curso é qualificar técnicos para a aplicação correta dos recursos públicos, de forma efetiva, econômica, eficiente e eficaz. “Através de conferências, palestras e depoimentos, os participantes recebem orientações para a condução da saúde em seus municípios e se atualizam sobre a gestão financeira do SUS”.
Realizado em todas as GRS’s do estado, o curso é dividido em três módulos. A próxima etapa acontece de 12 a 14 de agosto e aborda os “Aspectos Jurídicos do SUS”. O terceiro módulo tem como tema o "Controle, Avaliação, Regulação e Auditoria" será ministrado de 26 a 28 de agosto.
O secretário-geral do COSEMS-Norte, Célio Brito de Mendes diz que nunca houve uma consolidação das políticas públicas de saúde no estado como agora. “Durante três anos e meio, vivemos um período de intensa preparação e agora vamos partir para a ampliação da assistência e buscar pelo Sus que queremos ter. A participação dos municípios nos cursos de capacitação é fundamental para que todos estejam prontos para lidar com as novas demandas”.
Durante a solenidade de abertura, os participantes, unanimente, disseram ser grande a expectativa de aprendizado e que estão prontos para trocar experiências e multiplicar o conhecimento adquirido com outros gestores de seus respectivos municípios.
Olívia Loiola concluiu a solenidade dando a todos e ressaltando a importância da oportunidade na construção do conhecimento e desenvolvimento de habilidades e competências necessárias aos profissionais participantes. “Que todos possam dar e receber o seu melhor para que façamos realmente, em todos os municípios, uma gestão de resultados”.

Autor: Jerúsia Arruda

Nenhum comentário: