segunda-feira, 11 de agosto de 2008

Usina do Trabalho oferece qualificação profissional



Oficial de construção, armador, pintor predial, pedreiro de alvenaria e carpinteiro de forma. O trabalhador interessado em se qualificar em uma dessas profissões pode procurar o posto do Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Centro Administrativo, conhecido como Sine Vetor Norte. No total, são 210 vagas oferecidas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio do projeto Usina do Trabalho.

A seleção de candidatos para os cursos será realizada a partir da segunda quinzena de agosto, em Vespasiano e em Belo Horizonte. Os interessados devem procurar o Sine Vetor Norte e preencher o cadastro no sistema. A seleção é feita com base na relação de inscritos no posto, na avenida José Maria Alkimin, 1276, bairro Serra Verde.

Além de qualificados, os alunos serão direcionados para vagas disponíveis nas obras do Centro Administrativo. Atualmente, 180 trabalhadores participam de cursos no CPPT Gameleira para as funções de carpinteiro, armador e pedreiro. As aulas começaram em julho e terminarão em agosto. Todos os 180 formandos concluirão os cursos aptos a se candidatar às vagas disponibilizadas pelo Sine para as obras do Centro Administrativo.

As aulas são realizadas no Centro Público de Promoção do Trabalho (CPPT) Gameleira, situado na rua Cândido de Souza, 510, bairro Nova Cintra. Os alunos recebem alimentação, kit ferramenta, material didático, uniforme e também transporte até o CPPT Gameleira, realizado por três ônibus que levam os trabalhadores às 7h e buscam às 17h.

A iniciativa surgiu em razão da grande demanda de mão-de-obra qualificada feita pelos consórcios que estão construindo o Centro Administrativo e da capacidade do projeto Usina do Trabalho de se adaptar rapidamente a situações como essa. O Sine Vetor Norte tem mais de seis mil candidatos inscritos e a seleção das pessoas que participam dos cursos é feita com base nesse cadastro.

Segundo o subsecretário de Trabalho, Emprego e Renda da Sedese, Antônio Amabile, a qualificação profissional voltada para o atendimento dos consórcios responsáveis pela construção do Centro Administrativo tem vários aspectos positivos. “Estamos conseguindo apoiar a construção do Centro Administrativo com a formação e o encaminhamento de profissionais qualificados, mas, mais do que isso, estamos contribuindo para a inclusão social e produtiva das pessoas do entorno da obra, especialmente aquelas que não conseguiam se inserir no mercado de trabalho”, disse o subsecretário.

Usina do Trabalho

O projeto Usina do Trabalho, uma das linhas de ação do Programa Travessia, conta neste ano com R$ 10 milhões. O objetivo é melhorar a empregabilidade da população de baixa renda, incentivar o associativismo e buscar a inclusão no mercado de trabalho. Fonte AR

Nenhum comentário: