quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Sindicato consegue reajuste para trabalhadores na usina de biodiesel

FOTOS XU MEDEIROS


Repórter Samuel Nunes
De acordo com Juvenil Francisco, diretor do sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Geraes, a entidade conseguiu junto à empresa Intecnial reajuste da ordem de 8,5% para os trabalhadores na usina de biodiesel. Ele explica que foram meses de negociações e inúmeros encontros no ministério do Trabalho, contudo, afirma que todo o esforço foi recompensado e a categoria pode comemorar, tendo em vista que o salário que antes era de R$ 454,00 passou para R$ 494,00.
Trabalhadores da Intecnial tem reajuste de 8,5% no salário(foto: XU MEDEIROS)
- Através da negociação foram assinadas algumas claúsulas que considero como relevante para a categoria. É bom ressaltar que o reajuste é retroativo a maio, que é o mês da data-base da categoria que onde acontece a convenção coletiva - informa.
CONQUISTA
O sindicalista comemora o fato de este reajuste contemplar também aquele trabalhador que não trabalha mais na Intecnial, fato considerado por ela como uma conquista das mais importantes.
Segundo Juvenil Francisco a vitória simboliza a luta da entidade junto com os trabalhadores quem têm a oportunidade de fazer suas homologações e reivindicações, aproximando cada vez mais do sindicato.
- As obras na usina de biodiesel têm previsão para ser entregue ainda no mês de agosto, mas independente disso ocorrer ou não vamos continuar trabalhando na defesa dos trabalhadores - afirma.
OPERÁRIOS
Juvenil revela ainda que o reajuste contempla todos os operários independente de tempo de casa na empresa. De acordo com o diretor do sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Pesada de Minas Gerais, já tinha conseguido no mês de março deste ano reajuste de 10% nas horas-extras, passando de 50 para 60% para os empregados.
Explica que a empresa até então pagava as horas-extras para os trabalhadores de dois em dois meses, o que não é permitido por lei, mas a partir deste acordo, o benefício já está sendo pago até o 5° dia útil, o que ele considera uma conquista importante para a categoria.
- Com certeza que os operários têm no sindicato uma entidade onde todos os direitos têm que ser colocados em prática. Vamos continuar trabalhando para que mais benefícios sejam direcionados a classe – conclui.

Nenhum comentário: