quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Agricultura familiar em destaque no Norte de Minas

FOTO DIVUGAÇÃO

Juliana Paiva Colaboração
A agricultura familiar, com suas particularidades nas regiões semi-áridas, será tema de evento promovido em Montes Claros pelo MDA- ministério de Desenvolvimento Agrário e pelo Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável de Minas Gerais, ontem e hoje, de 8h às 18h. A Jornada Técnica de Agricultura Familiar acontece no auditório do Instituto de Ciências Agrárias da UFMG, parceira do evento.
As ações do MDA no programa de revitalização do Rio São Francisco foram a temática inicial do evento,ontem. À tarde, foram abordados o Programa Garantia Safra, que permite aos agricultores familiares do semi-árido resguardarem-se em caso de eventuais estiagens prolongadas; e o Safra 2008, um plano do governo federal para financiamento da produção agrícola familiar.
Hoje estarão em pauta o Programa Mais Alimentos, de investimento para a modernização da agricultura familiar no Brasil, e sua aplicação no semi-árido norte-mineiro. Serão também discutidas propostas de renegociação das dívidas dos agricultores familiares. À tarde, a jornada técnica encerra-se com a proposta do MDA para diagnóstico e cadastramento de sementes crioulas, usadas tradicionalmente na agricultura familiar.
Direcionado a instituições federais, estaduais e municipais, além de ONGs, sindicatos e outras entidades ligadas à atividade, o evento é aberto à comunidade. O Instituto de Ciências Agrárias da UFMG fica na Avenida Universitária, 1.000, Bairro Universitário.

Nenhum comentário: