segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Aleitamento materno pode mudar a vida de crianças

FOTOS WISON MEDEIROS



Marcele Cristiane Colaboração
De 1° a 07 de agosto acontece a 17ª semana mundial da amamentação, com o slogan “Amamentação: apoio às mães vale ouro”, sobre o tema “Se o assunto é amamentar; apoio à mulher em primeiro lugar!” momento em que todos os setores da saúde se mobilizam para conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno. O Hospital Aroldo Tourinho está engajado nesta caminhada com várias ações educativas junto aos Programas de Saúde da Família (PSF) de sua abrangência, bem como exposição de fotos de mães amamentando no Montes Claros Shopping Center e Shopping Popular.
Hoje a mulher possui um papel mais participativo na economia familiar, adquirindo várias funções dentro do seu universo multifacetado. Além de mãe, a mulher desempenha o papel de dona de casa, esposa e trabalhadora. Este último papel é uma conquista que a mulher luta a cada dia para se sobressair dentro do mercado competitivo. E assim, as novas gerações de filhos contam com mães que muitas vezes não dispõem de muito tempo para amamentar, ou possuem dificuldades para poder se dedicar amamentação do filho.
APOIO
Para suprir esta necessidade, o Hospital Aroldo Tourinho, único do Norte de Minas que possui banco de leite humano, oferece apoio às mães com dificuldades para amamentar. Tornando-o um forte aliado, no qual as mesmas podem contar com orientações e assistência médica para poder amamentar adequadamente. O Banco de leite trabalha ainda com o processamento e armazenamento de leite humano para auxiliar as mães que não possuem produção, ou às mães trabalhadoras que armazenam o excesso do seu leite no tempo livre, fazendo uma reserva de alimento para seu bebê quando surgir a necessidade de se ausentar.
DOAÇÃO
O Hospital Aroldo Tourinho convida as mães com bebês de até 6 meses de idade que possuem excesso de produção de leite a se tornarem doadoras, para isto, não é necessário deslocar-se de sua casa. A mãe que deseja doar o excesso do seu leite ou até mesmo armazená-lo para futura necessidade, basta ligar para o Banco de Leite do Hospital Aroldo Tourinho no número (38) 2101-4062 e solicitar a visita do profissional que irá à sua casa orientá-la e deixar os frascos para coleta que é realizada semanalmente. O leite é processado, analisado e seu armazenamento compreende o período de até 6 meses. Todo o serviço do banco de leite é gratuito

Nenhum comentário: