terça-feira, 19 de agosto de 2008

Cidadania através da leitura: projeto traz a Moc escritor Moacyr Scliar



Samuel FagundesRepórter
A Caravana literária do Programa Tim Estado de Minas Grandes Escritores traz a Montes Claros nesta quarta-feira, 20, o escritor Moacyr Scliar. O encontro é uma realização da ONG Humanizarte de Viçosa com apoio da secretaria municipal de Cultura de Montes Claros e da Unimontes, com patrocínio da empresa Tim.
Segundo informações de Sidneia Fonseca, chefe do setor de Informações e Projetos da secretaria de Cultura, o programa é um projeto que leva escritores para cidades do interior e que o objetivo principal é a formação de leitores, de instigar o estudante, o jovem ou quem esteja na platéia a ler mais, a ter a consciência de que a leitura é importante e repassar essa mensagem.
- O objetivo não é formar artistas e sim tirar as crianças da rua, diminuindo o risco de envolvimento com drogas, com a criminalidade. Mas se sair um artista é uma maravilha! – afirma Sidneia
PALESTRANTE
Eleito em 2003 para a Academia Brasileira de Letras, Moacyr Jaime Scliar, nasceu em Porto Alegre no dia 23 de março de 1937. Formado em Medicina, é professor universitário, médico especialista em saúde pública, é um dos mais conhecidos escritores brasileiros da atualidade e tem mais de setenta livros publicados.
PROGRAMA
O Programa Tim Estado de Minas Grandes Escritores já vem sendo realizado há sete anos em Montes Claros e traz dois escritores por ano, um em cada semestre. Na cidade escritores como Affonso Romano de Sant´Anna e nos outros anos vieram os autores Roberto Drummond, Zuenir Ventura, Marina Colasanti, Carlos Herculano Lopes, Alcione Araújo, Bartolomeu Campos de Queirós, Nelson Motta, Rose Marie Muraro, Frei Betto e Roberto DaMattajá participaram do encontro.
Também é realizado há 7 anos na cidade o projeto Tim Arteeducação, um programa de oficinas de arte e educação que são realizados em bairros mais carentes e em escolas públicas municipais com alunos de 07 a 17 anos, com oficinas de musicas, dança e arte plásticas. No final é realizada uma mostra artística com o resultado do trabalho feito com essas crianças. Neste ano será realizado no dia 31 de outubro.

Nenhum comentário: