terça-feira, 12 de agosto de 2008

O folclore que invade Montes Claros

FOTOS WILSON MEDEIROS


Samuel Fagundes Repórter
Dando continuidade há mais de 160 anos de tradição, começam nesta quarta-feira, 13, começam as Festas de Agosto, realizadas pela Associação dos Ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros. As festividades vêm desde a época em que a cidade de Montes Claros ainda era o “Arraial das Formigas” e alem de ser uma grande manifestação da nossa cultura, também gera muitos lucros ao comércio local com a vinda de pessoas de diversas partes do país e do mundo.
(foto: XU MEDEIROS)
De acordo com secretário municipal de Cultura João Carlos de Oliveira Rodrigues neste ano será dado um novo formato às Festas de Agosto, que até o ano passado aconteciam paralelamente ao Festival Folclórico. Esse os dois eventos serão realizados em conjunto, dando ênfase a verdadeira tradição e significado das festas, que é uma celebração de devoção à São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo, privilegiando a vontade do mestre Zanza e da Associação dos Ternos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros.
O secretario afirma também que o crescimento do Festival Folclórico fortaleceu muito a parte religiosa, mas que por outro lado passou a confundir a população com relação ao que realmente representa essa manifestação cultural.
- A população em geral, passou a entender as festas, como um espaço para você vir e beber, curtir um show e passou a desconhecer a verdadeira tradição e significado das festas que é uma celebração de devoção a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo – explica.
MUDANÇAS
Neste ano as Festas de Agosto e o Festival Folclórico foram transferidos para a Igreja do Rosário, para que a comunidade possa estar mais presente no palco principal e mais importante, o grande espetáculo que é o “Levantamento de Mastro”.
As atividades do Festival Folclórico foram reduzidas, dando maior evidência e importância para a manifestação de religiosidade dos Catopés, Marujos e Cabloquinhos que são os grandes protagonistas da festa. Isso segundo o secretario, é uma tentativa de fazer com que a população entenda e respeite mais as Festas de Agosto, não como um espaço para se comer, beber, ver shows e artesanato, e passe a ter a noção de que é uma festa, mas que tem um sentido religioso.
- As festas são um espaço de celebração e devoção a São Benedito, Nossa Senhora do Rosário e Divino Espírito Santo, que são os santos de devoção dos dançantes e brincantes. É uma celebração religiosa, é uma festa que tem um sentido religioso, e não o sentido que passaram a ter com relação as festas aqui na praça da Matriz, passaram a confundir as coisas, e não conheciam a historia e a tradição. - revela o Secretario.
A mudança atende uma antiga reivindicação dos grupos de Catopês, Marujos e Caboclinhos de Montes Claros. A Igreja do Rosário sempre foi um espaço legitimo, um espaço sagrado dos Catopés, Marujos e dos Cabloquinhos, e é nela que acontecem os levantamentos de mastros em homenagem a Nossa Senhora do Rosário, São Benedito e Divino Espírito Santo, numa demonstração de tradição, fé e devoção dos grupos.
FESTAS
As festividades das Festas de Agosto vão de 13 a 17 deste mês. Amanhã, 13, acontece a abertura oficial a partir das 20 horas no Centro Cultural Hermes de Paula.
PROGRAMAÇÃO
13/08 - Levantamento do mastro de Nossa Senhora do RosárioMordomo: Analice Ricardo Santos e famíliaEndereço: Rua Lagoa Santa, 335 - Vila Tiradentes – 19h30
14/08 - Reinado de Nossa Senhora do RosárioRei: Bernardo Coelho BarretoFamília: Carlos Alexandre Andrade Barreto e Mariza Correia CoelhoRainha: Beatriz Souto Barbosa MuzziFamília: João Caetano Muzzi Filho e Virgínia Souto Barbosa Muzzi – 10h00 - saindo do Automóvel Clube em direção à Igrejinha do Rosário
14/08 - Mastro de São BeneditoMordomo: Benedita Pires da Silva e famíliaEndereço: Rua da Sé, 342 - Monte Alegre – 19h30
15/08 - Reinado de São BeneditoRei: Pedro Machado ParavelhaFamília: Anderson de Fátima Paravelha e Adriana Guedes MachadoRainha: Júlia Rajão GuedesFamília: Gabriel Freitas Guedes e Naíssa Carvalho Rajão – 10h00 - saindo do Automóvel Clube em direção à Igrejinha do Rosário
15/08 - Mastro do Divino Espírito SantoMordomo: Danielle Souto Chaves Tolentino Guimarães e Luciano Guimarães e famíliaEndereço: Rua Guido Drummond, 290 - Funcionários – 19h30
16/08 - Império do Divino Espírito SantoImperador: Renato Henrique Noronha e ChavesFamília: Rogério Souto Chaves e Maria Zita Noronha ChavesImperatriz: Ana Luiza Barbosa SilvaFamília: Fabiane Pereira Barbosa e Newber Alves Silva – 10h00 - saindo do Automóvel Clube em direção à Igrejinha do Rosário
17/08 Encontro Mineiro de Ternos de Congado – 10h00 - na Associação dos Catopês, Marujos e Caboclinhos
17/08 - O cortejo de encerramento das Festas de Agosto - 15 horas - saindo da Praça Dr. Chaves (Matriz), em direção à Igrejinha do Rosário

Um comentário:

Anônimo disse...

eu achei super iteresante suas materias e fotografias continue assim sou encantada por folclore. bjos Aline.