terça-feira, 31 de março de 2009

Reitor da Unimontes será debatedor em Encontro Regional do Fórum do Plano Decenal de Educação



Será realizado em Montes Claros, nesta terça-feira (31), o II Encontro Regional do Fórum Técnico do Plano Decenal de Educação em Minas Gerais: Desafios da Política Estadual. O reitor da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), professor Paulo César Gonçalves de Almeida, será um dos debatedores do evento, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais em parceria com o Governo de Minas e entidades e movimentos sociais ligados à educação.

O evento acontecerá no Centro Cultural Hermes de Paula, ao longo do dia. A solenidade de abertura, às 8h30, poderá contar com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alberto Pinto Coelho, bem como de autoridades locais e regionais e representantes de professores e estudantes. Além das palestras e debates, o encontro visa analisar as sugestões para o Projeto de Lei 2.215/08, que estabelece o Plano Decenal de Educação, com objetivos, metas e ações para a política educacional do Estado nos próximos dez anos.

O professor Paulo César de Almeida é um dos convidados para o ciclo de palestras e debates sobre o Plano Decenal de Educação, que será iniciado às 9h30. Além do reitor da Unimontes vão participar do evento como debatedores o coordenador do Plano Decenal de Educação e representante da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Luís Aureliano Gama de Andrade; a representante da Comissão Organizadora do Plano Decenal de Educação e da SEE, Maria de Lourdes Melo Prais; e o presidente do Sindicato dos Professores de Minas Gerais, Gilson Luis Reis.

Às 10h30, serão constituídos quatro grupos de trabalho, com o objetivo de discutir temas das 11 áreas do Plano Decenal. Eles estão distribuídos da seguinte forma: Grupo 1: "Educação infantil/ensino fundamental/ensino médio"; Grupo 2: "Ensino Superior/Educação Tecnológica e Formação Profissional e Valorização dos Profissionais de Educação"; Grupo 3: "Educação Especial/Educação de Jovens e Adultos/Educação Indígena, Educação do Campo e Quilombola" e Grupo 4: "Financiamento e Gestão/Diálogo entre as Redes de Ensino e sua Interação". Poderão ser encaminhadas propostas para serem debatidas na etapa final do Fórum Técnico do plano, prevista para o período de 13 a 15 de maio, em Belo Horizonte.

No dia 13 de março, o reitor da Unimontes foi um dos expositores do primeiro debate público sobre o plano decenal de educação, realizado no plenário da Assembleia em Belo Horizonte.

Nenhum comentário: