segunda-feira, 9 de março de 2009

Em exposição a arte das miniaturas caricaturadas

FOTOS XU MEDEIROS


Samuel Fagundes
Repórter

Clécius Rodrigues de Morais é da cidade de Brasília de Minas, morou em Belo Horizonte durante algum tempo e mudou - se para Montes Claros em julho do ano passado. O norte mineiro produz um tipo de arte que não é muito comum, a das miniaturas caricaturadas.

COMEÇO

O artista faz miniaturas desde 1999, na época trabalhava com animação, mas como o mercado estava muito fraco, como ainda é até hoje, ele procurava por algo que desse para fazer sem precisar do auxílio do computador, porque na época não gostava do micro, como continua não gostando. Ele viu sobre a massa numa revista e começou a desenvolver um trabalho com ela que é hoje em dia é o seu sustento

- Comecei fazendo bonecos exotéricos, porque na época havia um boom desse tipo de boneco, e fui viajar com eles. Passei por várias cidades e iniciei vendendo na praia onde eu também desenvolvi o trabalho de fazer caricaturas de cantores como Gilberto Gil, Caetano e Milton Nascimento. Em 2001 voltei para Belo Horizonte e alguém me pediu para fazer uma miniatura caricaturada dela mesmo, através de uma foto, e desde então só trabalho com isso. Comecei também a fazer quadros há quatro meses, e pretendo fazer uma exposição aqui na cidade, já tenho alguns expostos em Belo Horizonte e quero trazer esse trabalho e continuar desenvolvendo as miniaturas através de fotos, que eu ainda não fiz em Montes Claros - conta Cléucius.

Ele explica que desenha desde criança, então só transpôs da caneta e papel para a massa. Sendo que atualmente trabalha melhor com a massa do que com o desenho. Quando começou eram bonecos menores, um pouco toscos, mas com a prática ele foi se aperfeiçoando.

INSPIRAÇÃO

Normalmente Cléucius trabalha com a foto da pessoa, porque leva certo tempo para poder produzir a peça. Primeiro faz o rosto, depois pinta os olhos, mas tem que esperar a peça secar, que demora quase duas horas. Não dá para sentar e fazer direto olhando para a pessoa. Ele explica que chegou a criar dessa maneira quando trabalhava na praia, mas não ficava legal como fica hoje, por isso ele precisa de um tempo para poder fazer o boneco.

- A minha inspiração vem muito de eu gostar de animação e de cinema e ver o objeto em movimento, por isso que eu trabalho com figuras humanas. Minha inspiração é a dança, o esporte, já fiz muitos bonecos de capoeira, que é muito interessante você captar o movimento e transpor ele para o boneco, então o que mais me inspira é o movimento. Nunca consegui fazer o Chico Buarque, não sei se é porque sou muito fã dele, já tentei de tudo quanto é jeito, mas não consigo, é a única dificuldade que eu tenho. Em compensação, eu faço o Tim Maia com uma mão só, até porque ele é gordinho e eu o a muito tempo. Agora geralmente quanto mais feia for a pessoa, mais fácil é! – diz Cléucius.

PROFISSÃO

Cléucius além de fazer as miniaturas também trabalha com cerimoniais que fazem formaturas em Belo Horizonte e também vende quadros que estão expostas em galerias da cidade. Ele pretende em breve fazer uma exposição com seus trabalhos em Montes Claros. Os quadros custam em media R$800,00, já as miniaturas R$40,00.

- Eu vivo de fazer esses bonecos há dez anos, e vivo muito bem, vivo de arte, não tenho horários, não tenho patrão, então representa minha vida, é o que eu faço. A sociedade precisa de médicos, de advogados e também de pessoas para fazerem miniaturas caricaturadas – conclui.

SERVIÇO

Para entrar em contato com o artista, encomendar miniaturas ou para visitar o seu ateliê ligue para 3215 7608 ou mande um email para keleubr@yahoo.com.br. Para conhecer um pouco mais sobre o seu trabalho acesse www.joaoguerrabonecos.blogspot.com.

Um comentário:

Dayany disse...

vi na tv, e gostei muito!
qualquer dia desse encomendo minha miniatura. hehehe