terça-feira, 10 de março de 2009

EXPOSIÇÃO HOMENAGEIA CENTENÁRIO DE GUIMARÃES ROSA

Samuel Fagundes
Repórter

Começou na ultima sexta-feira no Montes Claros Shopping Center a exposição itinerante Sertão Encarnado, que segundo seus organizadores é uma homenagem ao centenário do nascimento do escritor mineiro Guimarães Rosa (1908 – 1967) autor de Grande Sertão Veredas.
A exposição proporciona o encontro literário de Guimarães Rosa com outros três grandes escritores do Brasil, que também trabalharam com o tema do sertão em suas obras, são eles Euclides da Cunha (1866-1909), Afonso Arinos (1892-1953) e Graciliano Ramos (1892/1953).
A mostra Sertão Encarnado foi inaugurada no dia 27 de junho (data de nascimento de Guimarães Rosa) na Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, em Belo Horizonte, ficando em cartaz até agosto de 2008. Devido a grande demanda de instituições interessadas em receber a exposição, foi desenvolvido este módulo itinerante que irá percorrer varias cidades do interior de Minas Gerais.
São 48 banners de 90 a 240 centímetros que irão passar por várias cidades mineiras. Em Montes Claros, após sair do shopping a exposição ainda irá para outros pontos da cidade, finalizando no Centro Cultural.

OPORTUNIDADE
De acordo com a gerente de marketing do Montes Claros shopping, Silvia Magalhães, essa exposição além de reunir grandes autores, e de ser uma homenagem ao centenário de Guimarães Rosa, é também uma oportunidade para o público montes-clarense conhecer um pouco mais sobre a cultura brasileira, desta parte da literatura onde segundo ela temos textos maravilhosos e histórias incríveis que nem todos têm acesso.
- É um momento em que as pessoas podem vir ao shopping e além de aproveitar o lado comercial e de entretenimento, há também esse acréscimo no sentido cultural. Essa foi a primeira parceria do Shopping com o Centro Cultural e secretaria municipal de Cultura, de muitas outras que iremos realizar. A percepção que o shopping tem em relação a cultura, não só no sentido dos grandes autores, mas também da cultura local e regional, é que há essa importante necessidade de disseminá-la, em passar essas informações para outras pessoas, porque infelizmente não são todos que tem acesso a cultura - afirma Silvia.

APOIO
O projeto Sertão Encarnado é uma realização da Via Social Projetos Culturais e Sociais e foi viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com Patrocínio da Case Construction, do Grupo Case New Holland, e apoio da secretaria estadual de Cultura, através da Superintendência de Museus e Associação dos Amigos do Museus e Associação dos Amigos do Museu Casa Guimarães Rosa, secretaria municipal de Cultura de Montes Claros, Montes Claros Shopping e Transnorte.

BOX
IMPORTÂNCIA CULTURAL
Silvia explica que ao trazer essa exposição para o shopping, logo percebeu a grande importância que ela tem para o público. Então a expectativa, segundo ela, está muito positiva, que é uma forma de colaborar com a divulgação de grandes autores, que tem trechos de suas obras e biografias expostas num material.
- Eu acredito que essa exposição é algo que nem sempre temos a oportunidade de apreciar, então eu convido a todas as pessoas de Montes Claros e região, para poderem aproveitar esse momento e assim poder agregar ainda mais essa parte cultural. Conhecendo mais sobre esses autores que têm como foco na suas obras a idéia do sertão, que retrata muito bem esse lado regional do Brasil. Então é muito importante que as pessoas venham e apreciem esse momento que é um bom programa para toda família - convida.
Para Daniely Veloso, professora de história, a exposição é de suma importância para a cidade de Montes Claros, não só pelo contexto cultural da mostra, que retrata o sertão, como também pela importância histórica de cada autor para o país.
- É uma oportunidade única, todos deveriam vir e prestigiar esta mostra. Deveriam ocorrer mais exposições como essa aqui na cidade, para que assim cada vez mais a população possa ter acesso a este tipo de cultura, e também para que tomem conhecimento da história e da literatura brasileira – diz a professora.

SERVIÇO
A exposição Sertão Encarnado fica no Montes Claros Shopping Center de 06 a 28 de março. Para mais informações (38) 3214-3300 ou acesse www.montesclarosshopping.com.br.

Nenhum comentário: