quinta-feira, 26 de março de 2009

AMAMS E AMM VÃO COBRAR DE LULA PRAZO NOS DESCONTO DO FPM

ARTUR JÚNIOR
Colaboração para o blog
As quedas no Fundo de Participação dos Municípios (FPM) que neste ano, em alguns casos chegaram a 40%, tem preocupado os prefeitos do Norte de Minas. Para evitar que novas quedas ocorram ao longo do ano, o presidente da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sude (AMAMS), Valmir Morais de Sá, prefeito de Patis, esteve reunido na tarde dessa quarta-feira, com o presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Celso Cotta, e acertou que no próximo dia 6, durante estada do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, na reunião dos governadores do Nordeste, será entregue uma reivindicação da classe para que seja assegurado o repasse de maiores valores do FPM neste ano.
“Os prefeitos estão preocupados e mobilizados para cobrar do governo federal alternativas que possam melhorar o repasse e não tirar como vem ocorrendo. As quedas no Fundo estão nos obrigado a realizar somente os serviços básicos, outras obras no momento estão paralisada por falta de recursos”, comentou o presidente da AMAMS.
Ele informou ainda que as prefeituras com índice 0.6, com até 10 mil habitantes, estão recebendo atualmente menos de R$ 200 mil, sendo que o certo era de que recebesse R$ 350 mil. “Para complicar a nossa situação, de um total de 100%, os municípios ficam com 5% dos recursos do FPM, enquanto a maior parte, ou seja, 75%, ficam nos cofres federal e 20% nos estaduais.
O presidente da AMM, Celso Cotta, salientou a importância da união regional neste momento de crise econômica entre todas as associações. “Precisamos acabar com essa agonia que parece não ter mais fim. Só com o fortalecimento do municipalismo é que conseguiremos nos fazer ser ouvidos. Não podemos ficar à mercê do FPM com os constantes resgates sendo feitos pelo governo”.
O presidente que foi eleito para comandar a AMM no biênio 2009/2010, José Milton Carvalho, prefeito de Conselheiro Lafaiete, se comprometeu em continuar lutando para manter a classe unida e defendeu o diálogo com os governos estadual e federal. “Precisamos avançar mais em busca de melhoria, não com briga mas com diálogo. No próximo dia 6, em Montes Claros, quando o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, estará presente, aproveitaremos para mostrar a nossa força e cobrar um tratamento diferenciado com o municípios, principalmente os pequenos, que neste momento estão sendo os mais penalizados. Por isso, neste momento é importante que população de mineira entenda que não depende do prefeito a não realização de algumas obras. Não podemos ser penalizados pelo que não podemos fazer, pois não existem recursos”.

Nenhum comentário: