sexta-feira, 27 de março de 2009

ESCOLA ESTADUAL ANTÔNIO FIGUEIRA É PALCO DE AÇÃO GLOBAL

FOTOS XU MEDEIROS
Paula Machado
Repórte
Realizada há 14 anos, a Ação Global é uma iniciativa do Sesi e da Rede Globo, para oferecer serviços relevantes e gratuitos para a população.
O projeto é realizado em um único dia em todos os estados brasileiros, com atendimento nas áreas de saúde, cidadania, educação, cultura, esporte e lazer em uma criação de uma rede única, formada por parceiros do poder público e Ongs.
Em Montes Claros, no dia 27 de março, realizou-se na escola estadual Antônio Figueira, a primeira Ação Global. Segundo a diretora da escola, Maria Selma da Silva Santos, essa atividade foi uma iniciativa dela e dos professores, em comemoração aos 42 anos de existência do colégio em educar cidadãos para o exercício pleno da cidadania com muito amor.
- Para a realização desse evento, a escola mobilizou toda a comunidade montes-clarence, com o objetivo de proporcionar a interatividade entre escola e família oferecendo diversos serviços – explica.
A abertura do evento contou com a apresentação da banda do batalhão, sobre a direção do capitão Jomar. Após a apresentação da banda, a polícia militar iniciou a apresentação dos cães treinados do canil do 10º batalhão da polícia com a coordenação do sargento Wandaick.
Ainda foi feita uma homenagem à ex-professora da escola, Terezinha Campos e ainda várias paródias dos alunos da 8ª série sob a coordenação da professora Maria Aparecida Porto.

AÇÕES

Durante a Ação Global, a população teve a seu dispor serviços como, por exemplo, a aferição de pressão, a emissão de CPF, cortes de cabelos gratuitos, consertos de eletrodomésticos, conscientização sobre doação de sangue, assistência odontológica com evidenciação de placas e aplicação de




flúor pela dentista Suziane Pessoa e equipe e oficinas de arte do origami, com coordenação da professora de origami, Michiko Shbuya.
Para o pedreiro Antônio Pereira da Conceição, atitudes como essa serve para aproximar a escola e as famílias.
- Soube desse evento através de meu filho que estuda aqui na escola, e acho interessante, pois atitudes como essa que proporciona serviço gratuito a comunidade e que serve de ligação para proporcionar uma relação de amizade, interação entre os alunos, a família desses alunos e a escola – explica ele.
A professora Michiko Shbuya, acha importante que as escolas possam ter atividades itinerantes, pois auxilia nas capacidades cognitivas dos alunos.
- Com as aulas de origami, os alunos trabalham muito com a cabeça, o raciocínio e as habilidades. É uma arte que desenvolve a inteligência e proporciona aos alunos uma paz, uma tranqüilidade – afirma ela.
Buscar uma educação de qualidade tem sido o objetivo do corpo docente da escola conforme revela a diretora.
- Entendemos que só teremos bons resultados se efetuarmos a parceria escola e família, pois essa tem uma parcela significativa no sucesso escolar dos alunos. O evento ação global objetivou trazer a família para a escola, para participar das atividades sociais juntamente com os alunos, o evento com certeza superou nossas expectativas – finaliza Maria Selma. ( P.M)

Um comentário:

Anônimo disse...

own estudo aí