sexta-feira, 6 de março de 2009

Alunos aprendem disciplinas escolares com ajuda da PM

FOTOS XU MEDEIROS

Paula Machado
Repórter

Nessa quinta-feira, dia 05, o colégio Integral recebeu a visita de policiais militares para demonstração de voo e instruções sobre o manejo e a mecânica de helicóptero para os alunos, dentro do projeto O helicóptero e a terceira lei de Newton, desenvolvido entre os alunos do ensino médio e o professor de Física, Charles Simões Lacerda.

O objetivo do projeto é propiciar aos alunos um entendimento amplo e um senso investigativo e imaginativo, correlacionando a importância dos estudos nos planos teóricos e práticos das ciências, como por exemplo, a Física, Matemática e a Química que estão envolvidas desde a construção e manejo da aeronave.

- O projeto existe desde novembro de 2008, período em que foi realizada a primeira vez na escola com a participação 50 alunos do ensino médio. Mas o projeto nessa segunda edição conta com uma novidade, é um projeto pioneiro, pois é a primeira escola onde os policiais militares trazem um helicóptero e aplicam uma palestra explicando sobre as particularidades da máquina, numa parceria entre a escola e a polícia militar de Montes Claros – conta.


Estudantes do Integral aliam conhecimento à prática.

O professor diz que a palestra é a primeira etapa do projeto nessa edição de 2009, nela foram abordados temas como, por exemplo, o princípio de voo, os detalhes técnicos e mecânicos da aeronave, o tráfego aéreo, a introdução e apresentação da máquina aos alunos, entre outros tópicos; a segunda etapa é a aprendizagem na prática, os alunos receberam instruções dentro do helicóptero da polícia.

EXPERIMENTOS QUE SAEM DAS SALAS

No ano passado, dentro do projeto, foi discutida a temática da Pesquisa espacial - a ida do homem à lua, onde houve debate em sala sobre o assunto e slides com informações. Na área prática aconteceram experimentos com balões, pequenos aviões e uma simulação de voo com ausência da atmosfera.

As aulas mais dinâmicas são um atrativo aos alunos, pois conseguem prender a atenção dos estudantes.

- É necessário saber inovar no ensino, e é o que a escola está sempre tentando fazer. O aluno atualmente está muito disperso, desatento às disciplinas em sala. A aula tradicional tem se tornado monótona, aos olhos dos alunos. Como tudo evolui e se aperfeiçoa a cada dia é necessário atualizar a maneira de ensino também – afirma o professor de Física, Charles Simões Lacerda.

A aluna Larissa Tolentino Leal, do 1º ano do ensino médio concorda com o professor quando o assunto são aulas mais animadas.

- Acho interessante proporcionar aos alunos aulas mais dinâmicas, essas aulas além de prender a atenção são mais fáceis de serem assimiladas. É a primeira vez que estudo mais a respeito das particularidades e funcionamento de um helicóptero, estou encantada. Sempre quis voar em um helicóptero, estou muito ansiosa e feliz – diz a aluna.

Foram escolhidos quatro alunos para realizar os voos junto ao piloto da polícia.

POLÍCIA COMUNITÁRIA

Para o mecânico de voo da polícia militar, cabo Elton Gomes Novais Júnior, a divulgação desse trabalho pela polícia para a população é essencial, pois como ele explica, é uma ferramenta que está à disposição da sociedade.

- Trabalhamos com um conceito de polícia comunitária, que enxerga a sociedade como parceira na segurança pública. Acredito que o papel da polícia além de garantir a paz é de ser uma grande pedagoga tanto nas escolas como nas viaturas, pois tem o papel de passar também conhecimentos e conteúdos para a sociedade – afirma o policial.

Ele explica que é a primeira vez que realizam uma apresentação dessa natureza em escolas que não sejam ligadas ao órgão.

- Costumamos apresentar aulas dessa natureza no colégio Tiradentes, o colégio Integral foi o primeiro a receber nossa visita. Temos muito interesse de ir às escolas, mas temos limitações para realizar esse trabalho. Costumamos receber visitas no hangar para apreciação e informações sobre o helicópetero – informa Elton.

De acordo com o policial, trabalhos desse tipo são importantes para fomentar, despertar o interesse dos alunos através da prática, dos conceitos ensinados em aula, que futuramente podem formar profissionais, englobados nas atividades realizadas pelos policiais na escola.

3 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao professor Charles Simões pela iniciativa, nossas escolas precisam de professores nesse nível, pró-ativos, e que levem os alunos a uma experiência prática, comprovando na prática, o que foi ensinado na teoria, parabéns mestre Charles.

Gideon disse...

Esqueci de assinar o comentário acima.


Gideon Fonseca

Elton Gomes Novais disse...

Xu Medeiros, boa tarde.
Eu sou o Elton Gomes Novais, o policial que está nesta matéria.
Primeiro gostaria de te agradecer pela enorme colaboração que nos deu com esta divulgação e segundo quero saber de você se teria condição de suspender esta publicação, o motivo são por questões pessoais. Muito obrigado.
Meu tel é 3213 1757
novaisnanet@hotmail.com