segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

MATHEUS REVELAÇÃO DE UM CARICATURISTA

FOTO XU MEDEIROS


O quadro em Homenagem a Godofredo Guedes levou 4 dias para ser feito e foi colorido todo a mão.A Caricatura, geralmente é um desenho que retrata alguma pessoa, como políticos e artistas, enfatizando e por muitas vezes exagerando as características mais marcantes da pessoa de uma forma humorística. A palavra caricatura vem do italiano caricare, que significa carregar, no sentido de exagerar.Em Montes Claros, o estudante Matheus Borges, de 15 anos desenha caricaturas de diversos tipos de personalidades, desde figuras políticas locais a grandes artistas internacionais.Matheus conta que começou a desenhar ainda criança, ele é evangélico, e para não incomodar as pessoas na igreja ficava desenhando. Por influencia de uma professora ele começou a desenhar retratos e por indicação dela começou a utilizar um lápis mais apropriado e assim fez alguns quadros.INSPIRAÇÃOO estudante revela que pegou alguns conselhos com Marcio leite, e a partir disso foi que começou a fazer cartoons e caricaturas. Matheus conta que aprendeu a desenhar sozinho, ele explica que alguns desenhos são coloridos a mão e outros no computador.- Eu me inspiro muito em dois artistas do estado de São Paulo, Baptistão que é da capital e Dalcio que é de campinas. Em minha opinião são os dois melhores caricaturistas do Brasil atualmente. Eu também aprecio muito o trabalho do Ray Costa, apesar de não seguir o seu estilo. A caricatura mais fácil que já fiz foi a de Drumonnd de Andrade e do Fidel Castro, a mais difícil que já fiz foi uma de Godofredo Guedes, que levou quatro dias para ser finalizada. A única pessoa que não consegui desenhar até hoje foi minha irmã, não sei bem o motivo. - Conta Matheus.FALTA DE APOIOO jovem caricaturista revela que gostaria muito de seguir na carreira, mas lembra que no Brasil, e principalmente em Montes Claros é muito difícil viver só dos desenhos. Segundo ele, geralmente quem faz esse tipo de arte tem que conseguir um outro emprego para poder se manter, sendo raros os que conseguem viver só das charges e caricaturas.- Se surgisse uma oportunidade de trabalhar como caricaturista, e viver disso, eu gostaria muito de seguir na carreira, mas é muito difícil viver só do desenho no Brasil, e principalmente em Montes Claros. Infelizmente as pessoas não dão o devido valor a esse tipo de trabalho, praticamente não há apoio nem incentivo. A revista Veja recentemente mudou sua diagramação e a toda semana sai uma caricatura de um caricaturista diferente. Isso é uma atitude que poderia acontecer aqui na cidade, e serviria de estimulo para quem já desenha, como também para que novos talentos possam surgir. – Afirma Matheus.CARACTERÍSTICA PRÓPRIANo ano passado, Matheus ganhou um concurso da escolha da mascote do Colégio Delta, já teve uma de suas charges publicada no Boletim Água Quente de são Paulo. As caricaturas de Matheus não têm braço, ele explica que isso foi para suprir uma necessidade que ele tinha, de ter uma característica própria em seus desenhos e também porque ele tem uma dificuldade para desenhar o braço, que para ele é a parte mais difícil de ser desenhada.- Quando conversei com o Marcio Leite, eu criava alguns cartoons, que eram interessantes, bem feitos, mas não tinham um estilo, ou uma característica própria definida. Então eu precisava de uma identidade, um estilo próprio. Para mim, o braço é a parte mais difícil de desenhar do corpo. O rosto já é mais simples, são apenas expressões. Para superar essa dificuldade e também para criar uma identidade nos meus desenhos decidi que minhas caricaturas não teriam braço, e essa é minha marca. Se eu desenhasse com o braço, seria apenas mais uma caricatura, sem meu próprio estilo. – Conta o jovem artista.Na opinião de Matheus, as caricaturas são necessárias porque chamam a atenção das pessoas, ele revela que tinha a intenção de fazer um projeto social por meio dos desenhos, mas o projeto não saiu do papel por falta de incentivo.SERVIÇOMatheus tem um blog onde posta seus desenhos, quem quiser conhecer um pouco mais sobre o trabalho deste jovem talento pode acessar www.borgescartoon.blogspot.com. Para entrar em contato com Matheus basta mandar um email para borgescartoon@yahoo.com.br.

Nenhum comentário: