sexta-feira, 23 de janeiro de 2009

COTEMINAS COM UM PÉ NA CRISE

FOTOS XUMEDEIROS
De acordo com o Sindicato dos trabalhadores da indústria têxtil de Montes Claros, entre 1200 e 1300 funcionários que receberam no mês de dezembro férias coletivas nas empresas Coteminas e Cotenor retornaram ao trabalho. Segundo Maria Eliana Ferreira Santos, diretora do sindicato, a entidade não recebeu nenhum comunicado oficial por parte da direção do grupo Coteminas, mas de acordo com ela a informação é que alguns setores de produção da empresa não funcionariam, pelo menos na sua totalidade.
Trabalhadores estão apreensivos com a possibilidade de perderem o emprego Maria Eliana salienta que o sindicato da categoria no momento está tranqüilo com a certeza de que os trabalhadores continuarão nos seus postos de trabalho.
- Uma vez que vários pais de famílias na hipótese de uma demissão em massa passariam por dificuldade de encontrar um novo emprego no iniciar de mais um ano.
COLETIVAS
Entretanto, a sindicalista demonstra ainda preocupação pelo fato de outra empresa, Nova Aliança, também do setor têxtil, instalada na cidade há pouco mais de um ano, ter dado continuidade às férias coletivas dos seus funcionários, dadas no mês de dezembro passado.
- Esta empresa já promoveu a demissão de 64 pessoas dos seus postos de trabalho, e as férias coletivas dadas a 147 trabalhadores continuam - diz.
Ela revela que informações extra-oficiais que chegam ao sindicato da categoria dão conta que as férias coletivas terminariam nesta sexta-feira, 23, contudo, ela afirma que uma outra informação revela que as férias coletivas se estenderiam até o dia 02 de fevereiro.
Maria Eliane diz que nenhum posicionamento oficial por parte da direção da empresa Nova Aliança ainda chegou ao sindicato.
ESTOQUE
A sindicalista afirma que no caso especifico da empresa têxtil Nova Aliança, o principal mercado consumidor é o estado de Santa Catarina. Todavia, com as conseqüências da tragédia que aconteceu em muitas cidades daquele estado do sul do país, os contratos de vendas não foram renovados.
- O estoque desta empresa, que normalmente tem como destino Santa Catarina, ainda continua nas dependências da empresa. Esta seria uma justificativa para a continuidade das férias coletivas dos trabalhadores - finaliza.
O NORTE tentou contato com as empresas citadas, mas até o fechamento desta edição não tinha obtido êxito.Repórte Samuel nunes

Nenhum comentário: