sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Josenópolis recebe delegação do Projeto "Unimontes Solidária"

FOTOS VINICIUS NOBRE/ASCOM


Até o dia 24 de janeiro, os moradores do município de Josenópolis (Norte de Minas), distante 191 qüilômetros de Montes Claros, serão beneficiados com uma série de atividades voluntárias, desenvolvidas por 37 acadêmicos de 15 cursos de graduação da Universidade Estadual de Montes Claros. As ações são realizadas por intermédio do Projeto “Unimontes Solidária”, cuja delegação embarcou rumo àquela cidade nesta quinta-feira (15).

Neste mês, o “Unimontes Solidária” chega a sua 11ª edição. Até agora, o projeto, coordenado pela Pró-Reitoria de Extensão e implementado na primeira gestão do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, beneficiou a mais de 76 mil moradores de 16 municípios do Norte de Minas. Ainda na atual edição do “Unimontes Solidária”, no período de 26 a 4 de fevereiro, o município de Varzelândia vai receber uma equipe de 38 acadêmicos da universidade.

“Essa é uma oportunidade ímpar para os estudantes testarem na prática o que aprenderam na sala de aula”. A afirmação foi feita pela pró-reitora de Extensão, professora Marina Ribeiro Queiroz, em encontro com os acadêmicos, que saíram do Campus Universitário Professor Darcy Ribeiro em direção a Josenópolis, município que conta com 4,6 mil habitantes e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,61.

Em nome do reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida, a professora Marina Queiroz, cumprimentou os acadêmicos pela participação nas ações voluntárias. E acrescentou: “vocês estarão representando uma das mais conceituadas universidades deste país, levando até as comunidades os benefícios em todas as áreas do conhecimento produzido na instituição”.

Serão desenvolvidas diversas atividades como oficinas de danças, canto, reforço escolar, testes de glicemia, exames preventivos contra o câncer de mama, assistência jurídica, aplicação de flúor e escovação, hortas comunitárias, ruas de lazer e torneios esportivos, além de palestras educativas na área de saúde, associativismo e cooperativismo e outros temas de interesse dos moradores. Também haverá a exibição de filmes dentro do Projeto “Cinema Comentado”.
Participam do “Unimontes Solidária” em Josenópolis, acadêmicos dos cursos de Artes, Ciências Sociais, Ciências da Religião, Direito, Educação Física, Enfermagem, Geografia, História, Letras/Inglês, Medicina, Odontologia, Pedagogia, Serviço Social, Sistemas de Informação e Zootecnia. Eles serão supervisionados pelos professores Gilson José Fróes e Marcelo Resende Otaviano. As ações contarão ainda com o apoio da Prefeitura de Josenópolis. Da Ascom

Nenhum comentário: