sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Norte de Minas contra a Dengue

FOTOS XU MEDEIROS
Repórter jerusia Arruda

Com o fim do período de chuvas, o momento é propício à proliferação do Aedes Aegypti, devido ao acúmulo de água e formação de pequenos reservatórios que favorecem o desenvolvimento das larvas do mosquito, criando um risco iminente de transmissão da Dengue.
Com o objetivo de fazer um levantamento da atual situação dos municípios em relação às atividades de prevenção e controle da doença, a Gerência Regional de Saúde de Montes Claros (GRS/MOC) promove, nesta segunda-feira (19/01), uma reunião com secretários municipais de Saúde e coordenadores de endemias/epidemiologia de todos os municípios de sua jurisdição. A reunião acontece de 9h às 13h, no auditório da GRS/MOC.
De acordo com o coordenador da Vigilância Epidemiológica, João Geraldo de Rezende a expectativa é que, a partir desse encontro, seja verificado o quadro de agentes de saúde existentes e a suprir em cada município, a necessidade de capacitação de novos servidores e programar para que a capacitação seja realizada o quanto antes.
“Nossa meta é promover uma força-tarefa para evitar a infestação do mosquito Aedes Aegypti. Para isso, é necessário conhecer profundamente a situação da região em relação à Dengue e capacitar os novos agentes para realizar com eficácia o trabalho de controle e prevenção”, ressalta.

Diagnóstico

Na última terça-feira, dia 13/01, a Secretaria de Estado de Saúde anunciou uma série de medidas de combate à Dengue. Dentre elas, a elaboração de um plano de contingência visando garantir atendimento eficaz à população e um diagnóstico rápido da doença, e a mobilização da sociedade civil através meio dos veículos de comunicação e da parceria com Corpo de Bombeiros, Detran, Exército, Copasa, entre outros.
De acordo com resultados do Lira (Levantamento de Infestação Rápido), um sistema de verificação domiciliar por amostragem que revela o índice de infestação da larva do mosquito Aedes Aegypti, o período pós-chuva requer um reforço ainda maior nas ações de prevenção e combate à Dengue. Para se fazer uma comparação, em 2008, o estado de Minas Gerais registrou cerca de 78 mil casos de Dengue, sendo que 45 mil foram notificados nos meses de março e abril.
Os levantamentos também demonstram que 85% dos focos do mosquito estão na casa das pessoas, o que implica na necessidade de uma mobilização de todos, e não apenas dos órgãos governamentais, no controle da doença.
Na reunião de segunda-feira, a Vigilância Epidemiológica apresenta um balanço dos números de notificações na região, as ações de prevenção e controle que já vêm sendo adotadas e as propostas para continuidade e renovação dessas ações.

Nenhum comentário: