quinta-feira, 30 de outubro de 2008

Vereador pede que bancada do Norte supere divergências das urnas

FOTO XU MEDEIROS

Eduardo BrasilRepórter
O vereador Sebastião Pimenta – PDT, que disputou as urnas majoritárias do primeiro turno em Montes Claros como candidato à vice-prefeito na chapa encabeçada pelo deputado estadual Ruy Muniz – DEM fez da tribuna da câmara municipal, nesta semana, apelo para que a bancada do Norte, na assembléia legislativa de Minas Gerais supere as divergências que as urnas de 2008 trouxeram e retomem a união que marcou sua atuação na casa no período pré-eleitoral.
- Agora, mais do que nunca, Montes Claros e o Norte de Minas precisam da coesão de nossos deputados, uma vez que os problemas se agravaram desde que a campanha política teve início – ressaltou, observando a dificuldade que o período eleitoral trouxe para que medidas governamentais de auxílio à população fossem tomadas.
(foto: ARQUIVO XU MEDEIROS)Sebastião Pimenta:- O momento agora é de retomar a união e vencer os problemas
Segundo o vereador, a união dos parlamentares torna-se ainda mais necessária para que sejam enfrentadas, com sucesso, as conseqüências da atual crise mundial que, preconiza, trará reflexos altamente negativos para a economia brasileira a partir do ano que vem.
- Sem dúvida que essa crise de alimentos, que sustenta a carestia, que já alcança vários países chegará ao Brasil e, portanto, chegará a nós. Teremos, com a próxima administração municipal, por conta desse fenômeno, momentos difíceis pela frente que só poderão ser enfrentados com a participação de todos, começando pela união dos deputados estaduais e federais que nos representam na assembléia e no congresso nacional.
SECA
Para Sebastião Pimenta, um dos graves problemas para os quais os deputados devem prioritariamente voltar atenção e empenho para, pelo menos, amenizar seus efeitos junto ao povo é a seca que assola o Norte de Minas. Ele lembra que a cada dia a situação fica mais insuportável, com gado morrendo e famílias passando sede e fome.
- O pior é que essas famílias estão desprotegidas de qualquer auxílio. Tudo que se fizer por elas, agora, ainda que seja sagrado, já será tarde.
De acordo com o vereador, os prejuízos na zona rural são gigantescos e as pessoas vitimadas pelo flagelo da seca não sabem como escapar da crise, sem dinheiro e sem condições de contraírem financiamentos, uma vez que a maior parte dos pequenos produtores rurais está na lista de inadimplentes com instituições financeiras.
- Eles não têm nem mesmo, como antes tinham órgãos públicos competentes a que recorrer, já que o DNOCS (Departamento nacional de obras contra a seca) está quebrado, tornado sucata, e a Codevasf (Companhia de desenvolvimento do Vale do São Francisco) precisa ampliar suas ações para atender a mais pessoas com eficiência.
QUADRO PREOCUPANTE
O vereador acrescenta que junto aos problemas causados pela longa estiagem se juntariam naturalmente centenas de outros, de vários tipos, sobretudo na área urbana, onde setores vitais do poder público passam por limitações que sacrificam toda a população.
- Só a união das pessoas pode trazer soluções para tantos problemas. E é isso que esperamos de cada um de nós, dos nossos deputados: enfrentamento dos problemas comuns a todos com união, não a partir do ano que vem, mas a partir de agora, imediatamente – concluiu Sebastião Pimenta.






Nenhum comentário: