quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Centro Mais Vida de Montes Claros é referência para Minas

FOTOS XU MEDEIROS.

JERUSIA ARUDA REPÓRTE


No Brasil, especialmente em Minas Gerais, a população tem alcançado, cada vez mais, uma maior expectativa de vida. Para se ter uma idéia, de acordo com o IBGE, em 1900, a esperança de vida do brasileiro era de 33,7 anos; em 2004, de 71,74; e em 2025, é de que o idoso atinja os 80 anos de idade.




Para que a população acima de 60 anos possa ter mais qualidade de vida, com funcionalidade e capacidade de realizar as atividades cotidianas, o governo do estado vem desenvolvendo políticas públicas que têm a saúde do idoso como prioridade.




Com a proposta de promover a atenção à saúde do idoso, visando a qualidade de vida com autonomia e independência, e acrescentar “anos à vida e vida aos anos vividos”, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) criou o projeto Mais Vida, que tem como missão implantar a rede de atenção à saúde da população idosa no estado, através de ações qualificadas em saúde.




A estratégia do projeto é reorganizar a rede de atenção à saúde do idoso e a criação e implantação de 13 centros de referência em atenção ambulatorial especializada, um em cada macrorregião do estado.




Segundo a coordenadora estadual de Atenção ao Idoso, Eliana Márcia Fialho de Souza Bandeira, os Centros Mais Vida estão conectados em rede aos pontos de atenção, tendo como porta de entrada a atenção primária à saúde.




“Através do Centro de Referência o idoso receberá atenção ambulatorial com visão multidimensional sob a perspectiva do ensino, pesquisa e extensão. Também serão realizadas ações especializadas, referenciadas pela rede de atenção primária à saúde, tendo como estratégias a intervenção precoce, promoção e recuperação da saúde da população idosa e identificação de situações de vulnerabilidade”, explica.




O primeiro centro foi implantado neste mês de outubro em Montes Claros - o Centro de Referência em Assistência à Saúde do Idoso Eny Faria de Oliveira (Crasi-EFO) - e servirá de modelo para a implantação dos próximos centros Mais Vida no estado (projeto piloto).




Vinculado ao Hospital Universitário Clemente de Faria, no complexo de saúde da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), o Crasi-EFO dispõe equipe multiprofissional formada por enfermeiro, assistente social, farmacêutico, fisioterapeuta, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional, médico geriatra, além de servidores técnico-administrativos para atendimento aos idosos.




A coordenadora técnica do Crasi-EFO, Luciana Colares Maia explica que o atendimento ao idoso é feito por agendamento de consulta, demanda espontânea, contato telefônico e visita domiciliar. “Os idosos também têm acesso a ações complementares como vacinação, educação em saúde, terapia ocupacional, interação social, plano de cuidados e avaliação multidimensional do idoso frágil”, completa.




Com capacidade para 92 atendimentos/dia, o Centro atende pacientes do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha, com serviços subsiados exclusivamente pelo SUS. Idosos considerados frágeis têm atendimento prioritário e o agendamento prévio pode ser efetuado eletronicamente através da Central de Regulação de Leitos, sob supervisão direta da Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros.




O próximo Centro Mais Vida do estado será inaugurado em Juiz de Fora, na macrorregião Sudeste.

Nenhum comentário: