sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Barraginhas construídas pela prefeitura amenizam efeitos da seca em Moc



Barraginha na localidade de Santa Maria é uma da 1.700já construídas (foto: FÁBIO MARÇAL)
Heleno CamposColaboração para O NORTE
Até agora já foram construídas 1.700 barraginhas e outras 1.000, em fase final de construção, serão entregues até dezembro próximo pela prefeitura de Montes Claros. As barraginhas são pequenas represas com capacidade para armazenar 80 mil litros d’água cada uma, e permitem ao pequeno produtor manter algumas plantações básicas para a sobrevivência, hortas, criatórios de peixes e ainda garantindo a água para o consumo familiar e para os animais, mesmo em períodos prolongados de seca, como agora.
Os reservatórios representam, também, outro importante beneficio: a água acumulada é absorvida pela terra e alimenta os lençóis subterrâneos, favorecendo toda a bacia e ajudando na recuperação de mananciais, como ocorreu com uma das nascentes do Rio São Norberto, que reapareceu depois de 25 anos totalmente seca.
Exemplo de sucesso da iniciativa da prefeitura está na propriedade do agricultor José Jerci, da localidade de Santa Maria. Ele planta couve, alface, coentro e brócolis para vender na cidade. Com a oferta maior de água, mesmo em períodos de seca, ele pode manter a atividade o ano todo e ainda planejar uma vida com menos sacrifício e melhor para ele e sua família.
Os moradores da zona rural de Moc também receberam cerca de 300 km de encanamento, centenas de caixas d’água, e 50 poços artesianos foram perfurados.

Nenhum comentário: