segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Lula inaugura dia 31 usina de biodiesel de Montes Claros

FOTOS XU MEDEIROS


Waldo Ferreira Repórter
O presidente Luís Inácio Lula da Silva deverá inaugurar, no dia 31 deste mês, a usina de Biodiesel de Montes Claros, que já se encontra funcionando em fase experimental. A notícia foi dada pelo gerente de Comunicação da Área de Gás e Energia da Petrobras, Wanderley Antunes Bezerra.
Lula, que já tinha vindo anunciar a construção da usina em dezembro de 2005 – e retornou à cidade no ano seguinte -, volta pela terceira vez a Moc no mandato de Athos Avelino. O diretor de produção da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, elogiou o empenho pessoal do prefeito para viabilizar o empreendimento.
Segundo Rosseto, a usina tem potencial para alavancar a economia local, ao gerar milhares de empregos diretos e indiretos. De início, produzirá biocombustível à base de oleaginosas como mamona, girassol e amendoim. Também será utilizado o óleo de cozinha, depois do processo de fritura, cuja comercialização para a Petrobras será feita por cooperativas de catadores.
A unidade poderá produzir até 57 milhões de litros de biodiesel/ano, com investimentos da ordem de R$ 80 milhões. A parceria entre o município e o governo federal resultará na promoção do maior programa de desenvolvimento social já visto na região. Athos diz que a usina permitirá uma arrancada para o progresso, sendo garantia de desenvolvimento do meio rural, através da valorização do homem do campo, agregando valores à produção. Segundo Athos, a fábrica já gerou quase mil empregos diretos somente na sua construção.
A expectativa é de que, em operação, gere 17 mil empregos diretos e indiretos. Para alimentar a indústria estão sendo plantados 100 mil hectares de oleaginosas. A usina está localizada em terreno doado pela prefeitura, de 103 mil metros quadrados, no Distrito Industrial.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse é meu presidente. Certeamente elegerá nossa próxima presidenta. Minha petrobrás resiste a tudo.