segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

CONCURSO DA PM SUSPENDIDO POR FRAUDE EM MINAS GERAIS

FOTOS XU MEDEIROS

Fraude durante a realização da prova objetiva motivou ação do Ministério Público

A pedido do Ministério Público Estadual, a Justiça concedeu tutela antecipada para determinar a suspensão do concurso público para admissão ao Curso de Formação de Oficiais/Curso de Bacharelado em Ciências Militares da Polícia Militar de Minas Gerais, para o ano de 2009.

O Ministério Público Estadual propôs Ação Civil Pública contra o Estado de Minas Gerais visando à anulação do concurso, depois que a Promotoria de Justiça de Uberlândia enviou expediente à Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público da capital, informando sobre fraude na realização da prova objetiva.

De acordo com Inquérito Policial da 87ª Área Integrada de Segurança Pública de Uberlândia, quatro pessoas foram flagradas tentando fraudar o concurso. Um fiscal de prova flagrou um dos candidatos com um telefone celular, fios escondidos na blusa e escuta no ouvido. Outros dois homens foram encontrados dentro de um carro com escutas presas no corpo com fita adesiva. Os três foram ouvidos no local e indicaram uma quarta pessoa, que seria o mentor da fraude.

As respostas eram transmitidas pelo celular. Na caixa de mensagem dos candidatos detidos foram encontradas seqüências numéricas, nas quais 1 correspondia à letra A, 2 à B e assim sucessivamente, totalizando 40 algarismos, mesmo número de questões da prova.

De acordo com os promotores de Justiça, os acontecimentos violadores do sigilo do concurso evidenciam a fragilidade do esquema de segurança, colocando em dúvida a lisura e a legitimidade do concurso. “A violação do sigilo coloca sob grave e incontornável suspeição a isonomia entre os candidatos, pois, além do repasse comprovado das respostas das questões a três postulantes flagrados com equipamentos eletrônicos, há grande e concreta probabilidade de que o candidato que as transmitiu as tenha repassado também a outras pessoas, já que teve aproximadamente duas horas entre o horário de sua saída da sala, 10h, e o horário do término da prova, 12h”.

A Prova de Conhecimentos foi aplicada no dia 17 de agosto, em 14 cidades do Estado. O Teste de Capacitação Física, penúltima fase do concurso, estava marcado para hoje, 28 de novembro, e a Avaliação Psicológica aconteceria ainda este ano.

Assessoria de Comunicação do Ministério Público Estadual - Núcleo de Imprensa Tel: (31) 3330-8016/8166/8413 28/11/08 (Patrimônio Público/BH – fraude concurso polícia) FM

Nenhum comentário: