sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Secretário Alberto Portugal será patrono geral em outorga de grau na Unimontes

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Alberto Duque Portugal, será homenageado como patrono geral das solenidades unificadas de outorga de grau da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). Os eventos serão realizados nos dias 22 de dezembro e 13 de janeiro de 2009, no Ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, e serão presididos pelo reitor, professor Paulo César Gonçalves de Almeida.

Serão graduados 760 acadêmicos de 23 cursos oferecidos no campus-sede. Assim, será atingida a marca dos 39.727 profissionais formados nas diversas áreas do conhecimento em 46 anos de existência da Unimontes, completados em maio último.

Sobre a homenagem ao secretário Alberto Duque Portugal, o reitor considera a escolha como “um inquestionável reconhecimento, pois o secretário tem sido um dos principais responsáveis no processo de desenvolvimento da Unimontes”. Ainda de acordo com o professor Paulo César de Almeida, o titular da Sectes “tem apoiado e incentivado o incremento da investigação científica, e isso traz repercussões favoráveis no ensino e na extensão, contribuindo para que a Universidade possa continuar merecendo conceitos positivos”.

Também é destacada pelo reitor a atuação e o empenho do secretário Alberto Portugal para o estabelecimento da nova política remuneratória para os servidores docentes e técnico-administrativos da Unimontes e da UEMG, que está sendo apreciada pela Assembléia Legislativa.

AS SOLENIDADES DE OUTORGA - No próximo dia 22 (segunda-feira), estarão reunidos 366 acadêmicos de 10 cursos de graduação: Direito (64), Ciências Contábeis (32), Ciências Econômicas (27), Matemática (42), Pedagogia (36), Medicina (30), Artes Visuais (21), Enfermagem (30), Odontologia (24) e Educação Física (60).

Já no dia 13 de janeiro serão graduados outros 394 bacharelandos e licenciandos: Ciências Sociais (28), Serviço Social (33), Administração (50), Sistemas de Informação (22), Letras/Português (35), Letras/Inglês (27), Letras/Espanhol (28), Artes Música (20), Artes Teatro (4), História (33), Filosofia (20), Geografia (30) e Ciências Biológicas (64).

BREVE CURRÍCULO DO HOMENAGEADO - Natural de Rio Preto, Minas Gerais, Alberto Duque Portugal graduou-se como engenheiro agrônomo pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Iniciou sua vida profissional em 1969, exercendo diversas funções no Conselho Nacional de Desenvolvimento da Pecuária (Condepe) e na Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), além de assumir a direção executiva e a presidência da Embrapa. Foi secretário executivo e Ministro Interino da Agricultura, do Abastecimento e da Reforma Agrária (93/94), onde coordenou e liderou as negociações para a implantação do Plano de Safra para o período 1993/1994.

Alberto Portugal também atuou como diretor da Agência de Inovação da Unicamp, secretário-adjunto de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais e diretor executivo do Conselho Nacional do Café. É secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior desde janeiro de 2007, a convite do governador Aécio Neves.

Nenhum comentário: