sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Terminal de exportação de grãos vai gerar 35 mil empregos

FOTOS XU MEDEIROS


Resultado de uma parceria entre o Governo de Minas e a Vale/FCA - Ferrovia Centro Atlântica, foi lançada nesta quinta-feira (11) a pedra Fundamental do Terminal Intermodal de Carga de Pirapora, no Vale do São Francisco. A previsão é de que o empreendimento seja concluído em dezembro de 2013, com expectativa de um faturamento da ordem de R$ 26 milhões já em 2009, podendo atingir R$ 97 milhões no ano 2013. Serão gerados cerca de 35 mil empregos diretos na região, englobando toda a cadeia produtiva, desde o plantio até o escoamento. Toda a região Noroeste do Estado, constituída por 20 municípios, deverá ser beneficiada pelo projeto. Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Raphael Andrade, a construção de um corredor alternativo de exportação de grãos, vai incentivar o aumento da produção de cereais no Noroeste de Minas e estruturar um corredor via Pirapora com acesso ao Porto de Vitória. O Terminal de Pirapora será construído em uma área de quatro hectares fora do perímetro urbano da cidade. A unidade terá dois silos de armazenagem, com capacidade estática de 3 mil toneladas cada; equipamentos para descarga de caminhões e para embarque nos vagões, um estacionamento para carretas com 18,5 mil metros quadrados, uma balança rodoviária e outra ferroviária. A previsão é de que movimente de 40 a 80 vagões por dia no seu primeiro ano de operação. O primeiro trem parte do terminal para Vitória já no início da safra de 2009. O projeto engloba também a revitalização da Via Permanente entre as estações de Corinto e Pirapora e adequação do trecho até Sete Lagoas e outras ações, como aquisição e reforma de locomotivas, com investimentos da Vale/FCA que superam os R$ 300 milhões. Segundo informações da Vale/FCA, o trecho ferroviário de 159 quilômetros entre Corinto e Pirapora está na fase final de remodelação - já há 150 quilômetros prontos para circulação do trem - e foi construído um prédio, em Várzea da Palma, que serve de instalação de apoio para as atividades ferroviárias. O empreendimento tem a participação também da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), da Secretaria de Estado de Fazenda (SEF) e da Secretaria de Estado de Transportes e Obras Públicas (Setop), que está trabalhando na remodelação das rodovias-chaves sob jurisdição do Estado. Ferrovia A malha da FCA é o principal eixo de conexão entre as regiões Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste. Está interligada com as principais ferrovias brasileiras e possui parcerias com outros modais, o que possibilita a conexão com os maiores centros consumidores do Brasil e do Mercosul. Está integrada com a estrutura de logística da CVRD, que conta com mais duas ferrovias – a Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM) e Estrada de Ferro Carajás (EFC) – portos, serviços de navegação costeira e armazéns, o que possibilita a composição de inúmeras soluções intermodais para os clientes. O lançamento da pedra fundamental do Terminal de Grãos de Pirapora teve também a participação do secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Gilman Viana Rodrigues, do presidente do Instituto de Desenvolvimento Integrado (INDI), Eduardo Lery, e do diretor da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), Marcello Magistrini Spinelli, além de lideranças regionais.

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