segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Vitória pela arteJornada estimula inclusão de pessoas com deficiência em Minas

FOTO DIVULGAÇÃO
Repórter jerusia Arruda

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) e o Instituto Cultural e Assistencial São Francisco de Assis, mantenedor da Universidade do Circo (Unicirco), promovem, nos dias 19, 20 e 21 de dezembro, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte, a 3ª Jornada de Inclusão da Pessoa com Deficiência: Vitória pela Arte.
Além de estimular a discussão sobre a inclusão da pessoa com deficiência na sociedade e na mídia, a jornada tem como objetivo promover a inclusão social das pessoas com deficiência à luz dos direitos universais do indivíduo e em consonância com as políticas Nacional e Estadual de saúde do deficiente. O evento também visa mostrar, por meio de manifestações artísticas e esportivas, a superação de limites e o enfrentamento do preconceito.
Para 2008, a programação inclui a apresentação dos artistas selecionados nas 28 jornadas preparatórias realizadas na capital e no interior do estado, ao longo deste ano.
Entre os grupos e artistas selecionados estão o Grupo Artístico Corpo e Dança – Boneca, de Janaúba; Claudinho das Multidões, de Grão Mogol e o grupo Menino Rap, de Espinosa.

Programação
Além das apresentações dos artistas selecionados nas jornadas preparatórias, com direção do ator Marcos Frota, a 3ª Jornada terá a participação da Cia. de balé de Cegos Fernanda Bianchini, que apresenta o Quebra Nozes, sob regência do maestro João Carlos Martins e sua Orquestra Filarmônica Bacchianna e participação especial da bailarina Ana Maria Botafogo; palestras com Lars Grael e com o maestro João Carlos Martins; apresentação de vídeos; lançamento de livro e, no encerramento, show de Herbert Vianna com os Paralamas do Sucesso e seus convidados especiais, Gilberto Gil e Fernanda Takai.No mesmo período da Jornada, a Fundação Clovis Salgado realiza em suas galerias uma exposição completa sobre a vida, obra e trajetória política do presidente Juscelino Kubitschek.

Nenhum comentário: