sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lançado pela editora Unimontes livro sobre novelas de Cervantes


A Editora Unimontes está promovendo o lançamento do livro “Nas Margens do Fato: Escritos sobre as Novelas de Cervantes”, organizado pela professora Edwirgens Aparecida Ribeiro Lopes de Almeida, docente do curso de Letras/Espanhol da Universidade Estadual de Montes Claros. São destacadas no livro as obras do romancista e poeta espanhol Miguel de Cervantes (1547-1616).

Para a elaboração do livro, a autora contou com o apoio do departamento de Comunicação e Letras – vinculado ao Centro de Ciências Humanas (CCH), e também dos professores vinculados ao mestrado Letras/Estudos Literários, o sétimo programa de pós-graduação Stricto sensu implantado pela Unimontes.

Segundo a professora Edwirgens Ribeiro, a obra “constitui uma particularidade em relação às nossas produções científicas, uma vez que resulta de leituras e discussões promovidas no âmbito da disciplina Literatura Espanhola nos Séculos de Ouro, com participação efetiva dos acadêmicos na elaboração dos textos”.

A base da obra consiste de doze novelas, chamadas pelo próprio Miguel de Cervantes de Novelas Ejemplares. “Estudamos temas como a religiosidade, os perfis de masculino e feminino em consonância com os discursos da época, assim como a tênue fronteira entre o discurso ficcional e os registros históricos”, observa a professora Edwirgens Ribeiro. A obra conta, ainda, com texto do professor Alessandro de Almeida.Fonte: Unimontes

Nenhum comentário: