terça-feira, 9 de dezembro de 2008

PESQUISA APONTA SERRA NA CORRIDA SUCESSÓRIA

FOTOS XUMEDEIROS/DIVULGAÇÃO

Repórte Eduardo Brasil
Sucessão de Lula: quando Aécio aparece no lugar de Serra, PSDB perde

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha aponta que o governador do estado de São Paulo, José Serra - PSDB apresenta vantagem como possível candidato à presidência nas eleições de 2010.
De acordo com o instituto, Serra lidera a pesquisa com índices que variam de 36% a 47%. Em segundo lugar, aparece Ciro Gomes - PSB, com 15% das intenções de voto, seguido pela ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff - PT, com índices que variam de 7% a 12%.
A ex-senadora Heloísa Helena - Psol manteve-se estável com 14%. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa ouviu 3.486 pessoas com 16 anos ou mais em 180 cidades do país.

AÉCIO NEVES
No cenário em que o governador mineiro Aécio Neves aparece como candidato do PSDB no lugar de José Serra, o partido perde a liderança para Ciro Gomes e empata tecnicamente com Heloísa Helena. Nesta simulação, Ciro apresenta 25%, Heloísa Helena 19%, enquanto Aécio Neves registra 17%.
Já quando Ciro Gomes é retirado da simulação, Serra alcança 47% das intenções de voto, Heloísa Helena registra 17% e Dilma 10%.
Entretanto, no cenário sem Ciro Gomes e que o candidato do PSDB é Aécio Neves, Heloísa Helena assume a liderança com 27%, contra 23% de Neves e 12% de Dilma.
No cenário em que Serra e Aécio Neves são candidatos, o governador de São Paulo lidera com 36%, Ciro aparece em segundo com 14%, seguido por Heloísa Helena com 13% e Aécio Neves com 12%. Dilma apresenta 7% das intenções de voto.

Nenhum comentário: