sexta-feira, 30 de outubro de 2009

ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL RECEBEM MERENDA DE QUALIDADE

FOTOS FÁBIO MARCAL
ANA MEDEIROS
REPÓRTER
Educação vitaminada
Terceirização melhora a merenda escolar de quase 36 mil alunos da rede municipal de ensino de Montes Claros

Fartura e comida da melhor qualidade. Nas prateleiras da dispensa da Escola Municipal Vidinha Pires, no bairro Major Prates, sacos de arroz, feijão, açúcar, leite e uma infinidade de mantimentos. Não faltam também verduras, frutas e muita carne nos congeladores. Hoje estáé a rea
lidade das escolas da rede municipal de ensino de Montes Claros. Quem estuda em um turno tem direito a duas refeições, e quem frequenta a escola em horário integral se alimenta quatro vezes, seguindo um cardápio balanceado, sob a orientação de nutricionistas. As cozinheiras passaram por capacitações e, além de uniformizadas seguem um padrão de trabalho para evitar desperdícios e cuidados com a higiene. Tudo isso é resultado do processo de terceirização da merenda escolar impantado pela Prefeitura, por meio da Secretaria municipal de Educação. “Deixamos de ser preparadores, para sermos consumidores e fiscal da nossa merenda”, frisa a secretária Adjunta de Educação, Fátima Pereira Macedo, destacando as vantagens da terceirização.
l
Há quase dois meses a merenda é fornecida pela Stillus Alimentação de Belo Horizonte, que ganhou a licitação disputada entre cinco concorrentes. É a mesma empresa que desde o ano passado é responsável pelo restaurante popular de Montes Claros, e atende a iniciativa pública e privada em mais de 30 cidades de seis estados brasileiros. Entre os clientes empresas de grande porte, hospitais e presídios, atuando em programas de inclusão social. “Setenta por cento dos alimentos usados para fazer a merenda são comprados aqui mesmo em Montes Claros”, explica o gerente regional da Stillus, Cláudio Gonçalves.
O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) determina que 30 por cento dos recursos destinados à merenda escolar devem ser investidos na compra direta da agricultura familiar. Ao terceirizar a merenda a Prefeitura também estabeleceu como exigência a aquisição de produtos de pequenos agriculto
res do município. E para ampliar o fornecimento a empresa vai montar um centro de distribuição com câmera frigorifica na Central de Abastecimento do Norte de Minas (Ceanorte). “Precisamos de documentos fiscais, e alguns produtores não estão organizados, e também de uma periodicidade na entrega dos alimentos, por isso vamos criar este espaço na Ceanorte”, salienta Cláudio Gonçalves.

A merenda é distribuída a 112 instituições de ensino municipal, entre escolas da cidade e da zona rural, creches, centros de convívio e ainda mais 14 entidades filantrópicas. São 35 mil 957 estudantes beneficiados, de dois anos a alunos do programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA). “E os professores também têm direito a merenda, são 3.222 que se alimentam junto com os nossos alunos, um cardápio diferenciado, elaborado de acordo com a necessidade nutricional, estabelecido pela Organização Mundial da Saúde”, destaca a secretária adjunta de educação, Fátima Macedo. O cardápio é modificado a cada mês, conforme a assistência da nutricionista da secretaria, e agora a empresa também disponibiliza uma nutricionista para cada grupo de 10 escolas. E todas as cozinheiras, que já trabalhavam nas escolas e eram contratadas pela Prefeitura foram absorvidas pela Stillus. Uma delas é Gerúsia Soares Mendes, que trabalha na Escola Municipal Vidinha Pires há 10 anos. “Esta 100% melhor, com mais qualidade, antes faltava alguma coisa, demorava chegar, as crianças estão mais satisfeitas, tem carne, verduras, frutas”, comemora a cozinheira. Opinião que também é reforçada pelos principais beneficiados: os alunos. Débora Gonçalves de 13 anos e a colega Samariele Santos de 14 anos, se dizem satisfeitas . “ A comida está mais saudável e não falta”, comenta Débora, “agora tem café da manhã, além da outra refeição, e ajuda no aprendizado, porque melhora o raciocínio”, destaca Samariele.

Nenhum comentário: