sexta-feira, 23 de outubro de 2009

AUTORIDADES POLÍTICAS DE MOC ESTABELECEM METAS E SUGEREM IDEIAS AO GOVERNO DE MINAS

FOTOS XU MEDEIROS
Samuel Nunes
Repórter
A assembleia legislativa de Minas Gerais, por meio das comissões de participação popular e fiscalização financeira e orçamentária, realizou durante todo o dia de ontem, 22, audiência pública regional em Montes Claros, no Centro Cultural de Montes Claros. Esta teve como objetivo discutir e apresentar propostas de emendas ao PPAG - Plano plurianual de ação governamental 2008-2011.
A audiência contou com as presenças de representantes do governo do estado, os deputados estaduais da região Carlo s Pimenta, Gil Pereira, Ruy Muniz, vereador Athos Mameluque, presidente da câmara municipal, e o prefeito Tadeu Leite, além de lideranças comunitárias e de entidades.
O deputado André Quintão (PT), que representou o presidente da ALMG Alberto Pinto Coelho, abriu os trabalhos e ressaltou a importância do presidente da assembleia em questões como as relacionadas às leis orçamentárias. O deputado petista frisa a importância das políticas públicas que dependem de uma sistemática de planejamento construída em 524 emendas populares aprovadas e incorporadas ao plano plurianual.
André Quintão afirma ainda que todas as sugestões passaram por uma análise criteriosa e serão, evidentemente, aproveitadas ao máximo. Revela ainda que, ao todo, são 57 projetos estruturadores para todo o estado.
O prefeito Tadeu Leite destaca ser esta uma oportunidade de rediscutir e rever os rumos. Lembra ainda da importância de se implantar projetos como o da Lapa Grande, sendo este um parque de grande abrangência. O prefeito mencionou ainda a relevância de se estruturar as cidades menores, no quesito geração de emprego e renda e também na área da saúde.
O deputado Ruy Muniz (DEM) revela que política moderna se faz com planejamento, transparência e estabelecimento de metas, daí a relevância do Plano plurianual de ação governamental 2008-2011. O líder dos Democratas nas assembleia afirma que o legislativo realiza anualmente a revisão do PPAG, sendo este o momento de se restabelecer metas de forma a realizar políticas de resultados. Destaca a importância, neste contexto, da participação da sociedade civil que sugere as reivindicações.
- A assembleia legislativa é participativa. Há o planejamento de metas que são avaliados de forma sistemática - diz.
Ruy Muniz salienta que o Norte de Minas necessita de uma política de desenvolvimento econômico. Lembra de Bocaiúva, que é uma cidade onde há investimento da Wolksvagem na fabricação de peças, podendo aquele município e a região se tornarem um pólo automobilístico.
- Temos que pensar grande. Tem o aeroporto industrial em BH. Montes Claros tem um aeroporto que fica praticamente ocioso e com cinco vôos diários. Este também poderia ser transformado em industrial. É preciso resgatar ainda o projeto tecnológico no Distrito Industrial.
Ainda durante sua fala, o deputado Ruy Muniz destacou a importância de se expandir o número de vagas para o vestibular da Unimontes.
- Temos que ampliar de forma gratuita o número de vagas da Universidade Estadual de Montes Claros.
No entendimento do deputado Ruy Muniz, é preciso criar um projeto de aceleração do crescimento para o Norte de Minas para evolução econômica e social, por meio da geração de emprego e renda.
Projetos estruturadores do PPAG foram discutidos durante a audiência pública como regionalização, urgência e emergência, novos padrões de gestão e atendimento da educação básica, Poupança Jovem, SUAS - Implantação do sistema único de assistência social, expansão, modernização e humanização do sistema prisional, arranjos produtivos em biotecnologia, biocombustíveis, eletroeletrônicos e softwares, Descomplicar – Melhoria do ambiente de negócios, e Pró Acesso

Nenhum comentário: