segunda-feira, 26 de outubro de 2009

ESCOLA TRABALHA POESIA DE CRANDES AUTORES

FOTOS XU MEDEIROS
Renata Martins
Repórter

Na manhã de sexta-feira, 23, os alunos e funcionários da Escola Estadual Antônio Canela, no Bairro São Geraldo, realizaram a 4ª edição do Chá Literário. O evento faz parte do projeto - GDP – Grupo de Desenvolvimento Profissional, que é patrocinado pelo governo do estado. Durante todo o ano es
tudantes de tod
as as series estiveram envolvidos no projeto que trabalhou
clássicos da literatura brasileira, autores como: Hermes de Paula, Cecília Meireles, Dias Gomes, Guimarães Rosa, José de Alencar e Manoel Bandeira foram lembrados pelos alunos.

Durante o evento apresentações teatrais, música e dança animou os participantes. A diretora da escola, Anália Perpetua Gomes, recebeu a visita do grupo de seresta do conservatório de música Lorenzo Fernandes. Os músicos mostraram para os jovens a música de raiz, músicas de viola e o popular regional.

Os alunos do terceiro ano representaram a vid a dos
moradores do campo.

De acordo com a diretora, durante todo o ano os alunos mostraram dedicação e determinação para preparar o melhor espetáculo possível.

- Os alunos mostraram muito interesse pelo projeto desde o inicio do ano os professores de todas as disciplinas trabalharam extos de autores mundialmente conhecidos e isso despertou o prazer pela leitura nos jovens – conta.

Segundo Anália, os computadores e vídeo games despe
rtam o interesse dos jovens fazendo com que os livros caiam no esquecimento, mas ela garante que o grande acervo de obras literárias da biblioteca da escola ajuda a recuperar e estimular as crianças.
t
- Temos em nossa escola uma biblioteca riquíssima em obras com títulos nacionais e internacionais, os professores usam técnicas avançadas que estimula nossos alunos a ter prazer pela leitura – afirma.

A professora de Língua Portuguesa, Elza Godinho, conta que alguns alunos confessaram que depois do projeto fizeram da leitura considerada obrigação um prazer. De acordo com ela, o autor Guimarães Rosa é um dos preferidos pelos alunos.

- Antes os alunos liam por obrigação, mas depois que o projeto começou alguns me procuraram e confessaram que fizeram da leitura um hábito e atualmente pegam os livros para ler por puro prazer. O autor Guimarães Rosa foi considerado pela maioria o autor com textos mais difíceis de serem interpretados, mas também “caiu nas graças dos alunos” que agora têm o autor como o preferido – afirma.

Durante o ano cerca de 18 professores desenvolveram trabalhos diversos, que deram aos estudantes a oportunidade de conhecer a fundo os autores brasileiros. O GPD recebe verba anual do governo do estado para custear eventos e compra de materiais didáticos. A coordenadora do grupo Raquel Mendes Nonato, afirma que o rendimento dos alunos aumentou e que os planos para o próximo ano e dar continuidade no que foi iniciado.

- Todos os professores relataram melhora no rendimento escolar dos alunos após o projeto. No próximo ano vamos continuar os trabalhos e trazer novidades – afirma.

A aluna Débora Nayane Duarte Santos, foi atriz por um dia. Ela mostrou o dia a dia das pessoas que trabalham no campo. A vida rural e as atividades diárias dos sertanejos foi dramatizada pela aluna do terceiro ano biológicas.

- Hoje mostrei como as mulheres que vivem no campo vivem. A rotina delas, tudo com base em obras literárias que contam com palavras o que mostrei com gestos – conta.

O artista plástico Jessê, morador do bairro pintou um painel exclusivamente para a apresentação dos alunos. A antiga parede branca ganhou vida. Com cores e imagens que mostram a vida do povo norte mineiro.

Nenhum comentário: