quinta-feira, 30 de abril de 2009

MINAS CONTRA A GRIPE SUÍNA

Jerusia Arruda
Repórter

Minas instala Comitê para enfrentar Gripe Suína
Nesta quinta-feira (30/04), será instalado, em Minas Gerais, o Comitê de Enfrentamento da Ameaça da Gripe Suína. O grupo é composto pela Secretaria de Estado de Saúde, Fundação Ezequiel Dias (Funed), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Colegiado dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), Agência Nacional de Vigilância Sanitária e Infraero. O lançamento do órgão será às 16h30, no Salão de Retratos da SES, na Rua Sapucaí, 429, Floresta.
O Comitê será responsável pela análise, definição, coordenação, seguimento e avaliação das estratégias e ações relativas à segurança em saúde, bem como, contribuir e estabelecer critérios de atenção e prevenção, além do instituir instrumentos capazes de abordar de forma rápida, ordenada e eficaz as urgências epidemiológicas.
Gripe suína em Minas
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recebeu ontem o resultado de duas das três coletas enviadas para a Fiocruz. Ambas deram negativo, o que implica no descarte dos casos, que se referem ao casal internado na segunda-feira (27-04).
Em Minas Gerais existem, até o momento, cinco casos notificados, sendo três descartados e dois em investigação. Os pacientes ainda permanecem em isolamento no Hospital das Clínicas. O casal que teve o caso descartado apresenta condições de alta. A 5ª paciente, que deu entrada no HC na tarde de ontem não apresenta os sintomas da doença, sendo portadora de sinusite. Ela também apresenta condições de alta. Nenhum dos pacientes internados no HC está recebendo medicamentos antivirais.
Enfrentamento
Para enfrentar a influenza (gripe) suína em Minas Gerais, a SES disponibilizou uma ambulância com todas as medidas de biossegurança, em plantão de 24 horas, baseada no Aeroporto de Confins para transporte de casos de pacientes em observação vindos das áreas de risco. Outra ambulância permanecerá na SES para oferecer apoio aos hospitais referência.
As autoridades de saúde advertem que nesta época do ano os episódios de gripe comum aumentam. O cidadão não deve procurar atendimento em hospitais e unidades de saúde. O procedimento indicado é ligar para o 0800 283 2255, onde receberá todas as orientações necessárias.
A partir de terça-feira, dia 5 de maio, serão disponibilizados mais 34 leitos de isolamento comum (não respiratórios) no Hospital Eduardo de Menezes da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), em Belo Horizonte.
O Ministério da Saúde já disponibilizou 20 tratamentos de gripe suína para Minas Gerais e os profissionais de saúde de Belo Horizonte receberam, por meio de protocolo enviado pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, orientações para acolhimento e atendimento a pacientes. (SES/MG)

Nenhum comentário: