quarta-feira, 15 de abril de 2009

FUNORTE É PARCEIRA DA AÇÃO CÍVICO-SOCIAL DO EXÉRCITO BRASILEIRO

FOTOS DIVULGAÇÃO
Andréia Pereira
Repórter
Quem visitar até amanhã a Praça Dr. Carlos, no centro de Montes Claros, logo vai notar algumas filas e um grande movimento de pessoas. Trata-se da Ação Cívico-Socialpromovida pelo 55º Batalhão de Infantaria do Exército, que tem o nome de Batalhão Dionísio Cerqueira.

De acordo com o 1º Tenente Rodrigo, o objetivo da Ação consiste em oferecer serviços gratuitos à comunidade e comemorar a Semana do Exército e o 33º aniversário do Batalhão Dionísio Cerqueira. O Tenente ainda conta que é o segundo ano que a Ação acontece na Praça Dr. Carlos, mas o Batalhão também desenvolve essa ação nas cidades vizinhas e nas comunidades rurais. Só no ano passado a Ação atendeu na praça cerca de 5.000 pessoas, - neste ano a expectativa é de atender mais de 6.000 pessoas, afirma o Tenente.

Entre os serviços oferecidos, a população pode se beneficiar da verificação do teor de colesterol e glicose e aferir pressão.

Fonoaudiologia se destaca na Ação Cívico-Social

Um dos serviços mais procurados na segunda e na terça-feira (dias 13 e 14) foi o de triagem auditiva, oferecido por acadêmicos do curso de fonoaudiologia das Faculdades Integradas do Norte de Minas (FUNORTE). Sob a inspeção de um professor, os estudantes deram orientações a uma média de 600 visitantes que procuraram o stand da Funorte até ontem. Caso o paciente apresente alguma queixa, ele é encaminhado para a clínica-escola da Funorte/ Campus Amazonas, a fim de ser submetido a exames mais detalhados.

O senhor Sebastião Emiliano, de 60 anos, que está de passagem pela cidade, aproveitou a ocasião para cuidar da saúde Trabalhou durante 25 anos em uma empresa que apresentava certos riscos à saúde auditiva, mas ele garante: - Não tenho nenhum prejuízo auditivo, pois sempre cuido da saúde, ela deve vir sempre em primeiro lugar.

Para Kerley Oliveira Aquino, professora do curso de fonoaudiologia, é esse o objetivo de a Funorte participar deste evento - para que a população saiba o quanto a fonoaudiologia é importante para uma boa saúde - explica. Ela diz que hoje e amanhã, os acadêmicos vão desenvolver atividades na área da voz, o que faz parte das comemorações do dia da voz (dia 16 de abril).

Além da população que se beneficia dos serviços prestados, a coordenadora do curso de fonoaudiologia Caroline Avelar enfatiza que os acadêmicos que participam da Ação têm muito a ganhar:

- É a chance que o estudante tem de ter um contato com a população, de vivenciar na prática o que ele viu na teoria.

A acadêmica Noelma Bandeira, do 7º período de fonoaudiologia, confirma:

- Estar aqui é um retorno do que a gente aprende, e é uma oportunidade para divulgar a importância da nossa profissão para a comunicação humana e interação social.

Nenhum comentário: