quarta-feira, 15 de abril de 2009

PREFEITO RECEBE COMISSÃO DA GUARDA MUNICIPAL

FOTOS SAMUEL NUNES
Samuel Nunes
Repórter

A paralisação de 24 horas dos 96 guardas municipais surtiu o efeito esperado pelos manifestantes. Uma comissão composta por representantes da Associação dos guardas municipais foi recebida na manhã de ontem, 14, pelo prefeito Luiz Tadeu Leite.
Uma pauta de reivindicação foi entregue ao chefe do executivo municipal como, reajuste salarial, adequação de vale transporte, auxilio fardamento, abono agregado ao salário (trabalho pós salário), concurso a nível de ensino médio.
Na oportunidade, o chefe do executivo municipal enalteceu a importância da guarda municipal no que tange a segurança. Tadeu Leite frisa que quanto às reivindicações reconhece que o número de guardas é de fato pequeno, e estuda a possibilidade de realização ainda neste ano de concurso para a categoria.

POSITIVO
- É desejo que o efetivo seja aumentado, com relação à compensação pelos dias trabalhados vou pedir que seja feito um estudo à secretaria de administração no sentido de que seja criado o banco de horas para a categoria - revela o prefeito.
O prefeito se comprometeu também a rever o plano de carreira dos guardas municipais e resolver a questão da defasagem salarial, o que o presidente da categoria considera positivo.
- Terá data-base dos servidores da prefeitura categoria no mês de maio e esperamos já está inserido neste contexto - diz.
Outra conquista importante na opinião do guarda municipal Marcos Alves é que mesmo com a paralisação de 24 horas o ponto de trabalho dos guardas não será cortado, o prefeito anistiou este dia de trabalho.

ASSISTÊNCIA
Outra reivindicação da categoria diz respeito à assistência jurídica para os guardas municipais que não dispõe deste beneficio. De acordo com o prefeito Tadeu Leite, o município estará dispondo de uma assistência jurídica municipal onde tão logo seja instalado estará sendo reservado um espaço de atendimento para os guardas.
Quanto ao plano de saúde, o chefe do executivo municipal explica que não pode atender esta solicitação, pois, o mesmo deveria ser dado para todos os outros setores da prefeitura. Entretanto, revela que com a instalação da policlínica médica para atender os servidores do município, os guardas municipais também terão acesso ao atendimento.
Com relação à situação dos inspetores, que os guardas municipais questionaram quanto ao modo de escolha, ficou definido que a categoria poderia escolher 12 nomes, sendo que o prefeito teria a prerrogativa de escolher seis nomes, o que foi aceito pelos guardas municipais.
Outra solicitação relacionada a falta de um local para trocar a farda, já que no pensamento deles não é aconselhável o policial se dirigir à sua residência com a farda, o prefeito concordou em ceder um espaço para tal procedimento.
De acordo com Marcos Alves, presidente da entidade e guarda municipal, este primeiro encontro foi positivo no sentido do prefeito Tadeu Leite conhecer de perto a realidade vivenciada pelos guardas municipais.

PROPOSTAS
A pauta de reivindicações entregue ao prefeito consta ainda de propostas técnicas e operacionais da guarda municipal. Consta ainda o plano de carreiras, desvincular a guarda municipal de outra secretaria, sede própria, viaturas, carro, moto e bicicleta, projeto de armamento não letal, tais como, taiser, arma eletrochoque, spray de pimenta, colete balístico, melhorar o sistema de rádio, implantar a rede de rádio, plano de saúde/ seguro de vida.

Nenhum comentário: