sexta-feira, 3 de abril de 2009

Usina de Montes Claros terá capacidade ampliada em 42%

FOTOS XU MEDEIROS/PETROBRAS

Petrobras Biocombustível pretende ampliar a capacidade de processamento da Usina de Biodiesel Darcy Ribeiro, em Montes Claros (MG), dos atuais 57 mil metros cúbicos de biodiesel por ano, para 80 mil até 2013. O aumento da capacidade instalada será feito gradativamente, apenas com a otimização e ajustes técnicos da unidade. “Toda unidade, quando é processada, apresenta algumas folgas. Com esses ajustes vamos aumentar a receita e reduzir o custo operacional”, explicou o presidente da Petrobras Biocombustível, Alan Kardec.
Este projeto, que também incluirá a usina de Quixadá (CE), será realizado em etapas e prevê um acréscimo de aproximadamente 20% na capacidade das duas usinas já em 2010, 10% em 2011 e outros 10% em 2012. A usina de Candeias (BA) passará por obras de duplicação dos atuais 57 mil metros cúbicos para 114 mil, em 2013.
Para incentivar o desenvolvimento sustentável dos pequenos agricultores, a Petrobras Biocombustivel pretende estabelecer contratos com duração de cinco anos. As cláusulas contratuais permitem reajustes anuais, se necessário. A companhia também fornece as sementes, além de assistência técnica aos associados. Outro estímulo, são as negociações com o Banco do Brasil e o Banco do Nordeste do Brasil para agilizar o acesso destes agricultores ao crédito de custeio agrícola. “Estamos concluindo negociações com os programas de créditos oficiais, como Banco do Brasil e BNB, para agilizar o acesso às linhas de crédito, assegurando boa remuneração para aumentar a produtividade”, disse Miguel Rossetto, Diretor de Desenvolvimento Agrícola da Petrobras Biocombustivel.
Para o suprimento de matéria-prima na usina de Montes Claros já foram contratados 8.200 agricultores familiares e distribuídas 100 toneladas de sementes de mamona e girassol. A meta é alcançar um total de 20 mil agricultores familiares. A Companhia pretende ampliar ao máximo a aquisição de matéria-prima na região. Atualmente, o potencial de renda agrícola para o suprimento da usina é de aproximadamente R$ 100 milhões por ano.
Um dos principais diferenciais da usina de Montes Claros é seu sistema de automação, que conta com 3.500 pontos de controle permitindo o acompanhamento em tempo real de todas as fases da produção, desde a chegada da matéria-prima até a saída do caminhão com o combustível. A usina também apresenta flexibilidade para processar diversos tipos de matérias-primas como as oleaginosas tradicionais, óleos e gorduras recuperáveis, até sebo bovino.
Com custo de R$ 95 milhões, a usina de Montes Claros tem capacidade para produzir 55 milhões de litros de biodiesel, o que representa 33% da necessidade de consumo de B3 (biodiesel a 3%) do estado. A usina iniciou a operação em janeiro deste ano, quando fez sua primeira entrega e já produziu três milhões de litros de biodiesel. Em leilão promovido pela ANP, em março deste ano, a usina vendeu toda sua produção para entrega nos próximos três meses. Fonte Agenciapetrobrasdenoticias.com.br

Nenhum comentário: