FOTOS XU MEDEIROS
Samuel Nunes
Repórte
O artigo 5º da Constituição federal, em seu inciso XV, estabelece o que se convencionou chamar de direito de ir e vir, preconizando a livre locomoção em todo território nacional. Nos termos da lei, isso garante a qualquer cidadão o acesso e usufruto aos mais variados bens e locais públicos que atendam às suas necessidades.
Ruas antes não usadas para o tráfego de lotações, como a
Coronel Joaquim Costa, amanheceram de chão pintado.
Pois nunca antes na história desta cidade o direito de ir e vir foi tão desrespeitado como nos últimos três dias. A despeito de implantar um revolucionário sistema de transporte coletivo urbano, os res
ponsáveis pela MCTrans e pela ATCMC conturbaram a vida de meio mundo, submetendo os usuários de auto-lotação a vexatórias manobras que levavam de lugar algum a lugar nenhum...
Implantado o caos, acabaram transformando medidas que seriam benéficas para a população em verdadeiros atentados ao senso comum. A impressão é de que nem mesmo os idealizadores dessas manobras sabiam de fato o que estavam – ou estão fazendo. Certo é que passageiros, motoristas e trocadores até agora não tomaram conhecimento do que realmente esses reformistas pretendem fazer com o transporte coletivo urbano de Montes Claros.
Só o futuro poderá responder às questões levantadas por leitores ouvidos ao longo desta enlouquecida segunda-feira pela reportagem de O NORTE.
Foi instalado em tenda montada na Praça Dr. Carlos um validador de cartão Simcard.
A reportagem de O NORTE conversou com o chefe de geren
ciamento do transporte coletivo da MCTrans, Geraldo Júnior, sobre as inúmeras reclamações e dúvidas da maioria dos usuários do transporte coletivo urbano de Montes Claros. Ele afirma que as mudanças que entraram em vigor são para melhorar a qualid
ade do serviço e que todas as reclamações estão
sendo filtradas para que os problemas sejam resolvidos. Quanto aos atrasos que estariam ocorrendo, ele afirma que esta informação não procede.
De acordo com Geraldo Júnior, uma tenda está instalada na Praça Doutor Carlos, onde a população pode adquirir o cartão Simcard ou recarregá-lo, além de ter acesso à distribuição de material gráfico, com horários e numerações de todas as linhas.
A reportagem esteve também em algumas ruas da área central da cidade que se tornaram corredores para a passagem dos lotações, como Grão Mogol e Coronel Joaquim Costa, onde a população cobra mais informações sobre itinerários, horários e numeração das linhas.
Foram montados cinco pontos de apoio à população, na rodoviária, Socomil e praças de Esportes, Doutor Carlos e Coronel Ribeiro.
De acordo com a diretora da ATCMC, Jaqueline Camelo, nove eixos foram formados e já estão funcionando, referentes às avenidas onde os ônibus das linhas radiais passarão:
1- Avenida João XXIII
2- Avenida Perimetral - Avenida Minas Gerais - Biô Lopes
3- Avenida Governador Magalhães Pinto
4- Avenida Dulce Sarmento - Rua Coronel Coelho - Avenida Lago do Tucuruí – Alameda das Américas
5- Avenida Neco Delfino - Avenida das Palmeiras- Avenida Coronel Luiz Maia
6- Avenida Nossa Senhora de Fátima - Avenida São Judas - Avenida Padre Vieira - Avenida João Luiz de Almeida - Avenida Leonel Beirão
7- Avenida Cula Mangabeira - Avenida Franscisco Gaetani
8- Avenida Mestra Fininha - Avenida Coronel Prates
9- Rua Santa Maria e Rua Santa Lúcia
DÚVIDAS FREQUENTES:
O que é integração temporal?
A integração temporal é um sistema que permite que o usuário pague somente uma passagem para chegar ao seu destino, trocando de ônibus sem precisar ir até um terminal de integração.
Quais as vantagens da integração temporal?
O passageiro pode fazer seu trajeto trocando de ônibus e pagando somente uma passagem sem a necessidade de ir aos terminais. O tempo da viagem será mais rápido e tranquilo.
Quem pode usar a integração temporal?
O portador de qualquer Simcard com créditos.
Como funciona a integração temporal?
Ao passar na catraca do primeiro ônibus, o usuá
rio apresentará seu cartão ao validador, sendo debitado o valor de uma passagem no Simcard.
Após o débito, o validador grava no cartão dados referentes a data, hora, linha, sentido e tempo de integração, o qual corresponderá ao tempo que falta para o ponto final da linha, acrescido de 30 minutos.
Ao passar na catraca do segundo ônibus, o usuário apresentará seu cartão ao validador, que verificará se há informações gravadas no cartão referentes à integração temporal.
Existindo tais informações, o validador verificará se a linha e o sentido desse segundo ônibus pode integrar com a linha e o sentido do primeiro ônibus. Se a integração não for permitida, haverá o débito de nova passagem. Se a integração for permitida, o validador verificará se o tempo de integração foi esgotado; neste caso, haverá o débito de nova passagem. Se o tempo de integração não tiver sido consumido, o validador não debitará nenhum valor do cartão e gravará novos dados referentes a data, hora, linha, sentido e tempo de integração.
Quantas integrações é possível fazer?
Apenas uma. Para fazer a integração é preciso que haja possibilidade de integração nas linhas que correspondem ao seu trajeto.
Como ficar sabendo quais linhas se integram?
Através do site www.atcmc.com.br, ou pelos telefones (38) 3218 7600 e 0800 0385151, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
CONFIRA A TABELA DAS NOVAS LINHAS DE ÔNIBUS DO TRANSPORTE COLETIVO URBANO
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
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2 comentários:
MCTC???
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- pausa pra respirar -
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LOL
Transmontes e 'MCTC' PASSA???
E a concordância verbal?
Nunca vi tanta besteira junta, só o busão da Alprino salvou aí...
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