sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

CASARÃO DOS OLIVEIRA PEDE AJUDA

FOTOS XU MEDEIROS
SAMUEL NUNES
REPORTER
O solar dos Oliveira é um dos mais tradicionais pontos culturais da cidade.

Construído em julho de 1856 pelo capitão José Rodrigues Prates, quando Montes Claros tinha apenas 24 anos de emancipação política, o solar dos Oliveira, localizado no centro histórico da cidade, um dos mais tradicionais pontos culturais da cidade, está ameaçado de cair completamente se a prometida reforma não ocorrer logo.
De acordo com Helen Santa Rosa, assessora de comunicação do
CAA - Centro de agricultura alternativa do Norte de Minas,
entidade que adquiriu o casarão em 2006, está em fase final um projeto com a parceria da Fundação Banco do Brasil, sendo que o foco desta primeira proposta foi uma intervenção emergencial de reestruturação para manter o casarão em pé.
- Foi preciso recuperar as bases do solar, que estavam por ruir, devido à ação do tempo e à falta de uma recuperação completa da obra. Adquirimos o solar no ano de 2006 e, desde então, fizemos a contratação de especialistas em restauração e recuperação de patrimônio histórico e conseguimos ainda a aprovação do projeto de restauração pelo conselho municipal do patrimônio histórico - disse.
De acordo com Helen Santa Rosa, obras de limpeza e algumas melhorias foram colocadas em prática, como a poda de árvores que estavam ameaçando as bases do solar, reestruturação (recuperação das bases), instalação de alarmes e vigilância e construção de um anexo que abrigará um mini-auditório e centro de documentação e história oral.
- Nós convocamos toda a sociedade de Montes Claros para colaborar neste processo, que é muito mais do que reforma, é uma profunda restauração e recuperação deste patrimônio histórico para o povo do Norte de Minas - disse.
De acordo com a assessoria de comunicação do CAA a proposta de ocupação deste espaço está embasada numa estratégia de divulgação da cultura, história, produtos e saberes dos povos e comunidades tradicionais do sertão norte-mineiro.
O solar dos Oliveira abrigará os seguintes espaços:

Empório do sertão - Espaço de venda e promoção de produtos e artesanato da agricultura familiar, com um mix de espaço pa,ra degustação de pratos e adega com vinhos e licores produzidos por esses povos.

Centro de documentação e história oral - Este espaço trará os registros fotográficos e audiovisuais das populações tradicionais, com suas histórias, causos, culturas e saberes, bem como pesquisas e estudos sobre o Norte de Minas e demais temas de interesse. Também estarão neste espaço os mais de 1.500 títulos de obras e documentos preservados e escritos pelo CAA/NM ao longo de sua atuação no Norte de Minas. São pesquisas que trazem leituras e abordagens sobre a região e outros temas, que estarão disponíveis para pesquisadores, estudantes e público em geral.

Espaço de debate e multimídia para mostras de áudio-visuais e cinema - A proposta é estruturar também no solar um espaço que possibilite o resgate da memória da produção regional e dê visibilidade a essa produção que existe no Norte de Minas. Abrigará também circuitos alternativos de exibição de filmes regionais e raros.

Arena para apresentações artísticas - A arena será um espaço de colocar em evidência toda a expressão cultural regional e, sobretudo, as manifestações culturais das populações tradicionais. Será o lugar de agenda dos artistas da terra, com músicas regionais, teatro, orquestra, lançamento de livros e atividades culturais em geral.

Nenhum comentário: