terça-feira, 5 de janeiro de 2010

CCZ ALERTA PARA CUIDADOS CONTRA DENGUE

FOTOS XU MEDEIROS
MARTHA PEREIRA
COLABORADORA DO BLOG

A chuva deu uma trégua, em Montes Claros e nesse período a população deve ficar em alerta. Segundo o coordenador do Centro de Controles de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, Jeziel de Quadros, “o mosquito Aedes Aegypti se prolifera com mais facilidade no calor”. Quando a temperatura da água se eleva, a larva do mosquito se multiplica bem mais rápido.

O CCZ em 2009 promoveu várias ações em parceria com diversos setores da sociedade. Mutirões de limpeza foram realizados recolhendo toneladas de lixo em toda a cidade. Mas o trabalho continua. O coordenador informou que o apelo agora éno sentido de sensibilizar os habitantes para que cada um cuide de seu quintal, evitando o acúmulo de água em objetos que possam se tornar focos do mosquito transmissor da doença. O último relatório divulgado pelo CCZ indica 3,5% de infestação do mosquito da dengue na cidade. Isso significa que está 2,5% acima do recomendável, pois o Ministério da Saúde aconselha 1,0%.

RECOMENDAÇÕES - Qualquer recipiente por menor que seja, pode acumular água e se tornar um ambiente perfeito para o desenvolvimento do mosquito. O coordenador do CCZ recomenda vários cuidados com qualquer tipo de recipiente, por menor que seja. O mesmo cuidado a população deve tomar em relação a pratinhos com vasos de plantas. As lajes das casas ou aos ralos dos quintais devem ser limpos com água fervente pelo menos a cada dois dias.

Nenhum comentário: