quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

CIDADE MORENA TEM MOBILIZAÇÃO SOCIAL NO COMBATE Á DENGUE

FOTOS DIVULGAÇÃO
JERÚSIA ARRUDA
REPÓRTER

Desde o último mês de dezembro, a secretaria municipal de Saúde de Bocaiuva vem intensificando os trabalhos de mobilização social com a proposta de ampliar a participação da população nas ações de prevenção a dengue através da mudança de hábitos. “Nosso objetivo é despertar nos moradores o interesse em participar das ações de controle de doenças e seus agravos e, também, reduzir o índice de infestação do mosquito aedes aegypti”, explica o secretário Edson Nominato Filho.
De acordo com o secretário, as aç
ões de Educação em S
aúde e a participação do Comitê de Mobilizaç
ão contra a Dengue foram ampliadas. “Com isso, o envolvimento da comunidade já pode ser percebido e o resultado das ações é muito mais positivo”, ressalta.
Segundo o coordenador regional de epidemiologia, João Geraldo de Rezende, Bocaiuva é um dos três municípios prioritários do Norte de Minas no trabalho de controle da dengue, junto Montes Claros e Janaúba, que recebem uma atenção especial da Secretaria de Estado de Saúde por apresentarem um alto índice de infestação. “Ações que mobilizam a população são fundamentais, tendo em vista que mais de 80% dos focos estão dentro das casas e somente com a participação dos moradores é que se pode controlar a infestação do aedes aegipty”, observa Rezende.
O município realiza seis levantamentos de índice de infestação por ano. No sexto LIA, realizado em dezembro do ano passado, o índice foi de 4.39% de infestação. Em janeiro desse ano, o LIA registrou um índice de 5.31%. “Considerando que dezembro é um mês de estiagem e janeiro, chuvoso, o aumento do índice não foi tão relevante, mas ambos são altos se comparados com o índice preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de 1%”, avalia Rezende.
Ações
Na primeira quinzena de dezembro, a secretaria realizou um mutirão de limpeza na comunidade de Engenheiro Dolabela, com distribuição de sacos de lixo e folhetos educativos. A população foi mobilizada a participar do mutirão através de carro de som. Quintais e terrenos baldios foram limpos, beneficiando cerca de 1500 moradores.
Na segunda quinzena de dezembro, a comunidade de Engenheiro Dolabela foi palco novamente das ações de mobilização, com exposição de painel sobre a evolução do mosquito aedes aegipty e distribuição de folhetos educativos em um projeto de ação global. A ação envolveu cerca de 700 participantes.
A secretaria realizou, no município, uma gincana com distribuição de brindes para os participantes que respondessem corretamente a perguntas básicas sobre a dengue e apresentou uma peça teatral com o grupo Os Bizarros, repassando informações sobre o que é a dengue e as formas de prevenção.
Também são realizadas visitas domiciliares permanentes, com distribuição de folhetos, cartilhas e cartazes. As ações de mobilização social envolveram, em dezembro e janeiro, cerca de 6.000 pessoas de todo o município. “Essas ações são prioridade para a secretaria, que vem trabalhando para que o município possa reduzir efetivamente o índice de infestação do mosquito da dengue”, avalia Edson.

Nenhum comentário: